A partir de estudos do projeto de formação continuada, técnicos administrativos educacionais (TAE) e apoio administrativo educacional (AAE) da Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, localizada no município de Sinop (a 500 quilômetros ao Norte da Capital) desenvolveram com os alunos um trabalho sobre a importância da reciclagem para a preservação do espaço físico e do meio ambiente.
O trabalho não parou por aí. Na aula prática, os alunos conseguiram material reciclável que foi vendido para uma empresa local. O dinheiro arrecadado serviu para comprar ingresso no cinema da cidade.
Segundo o diretor José Clair de Oliveira, durante os trabalhos, foram ministradas palestras sobre a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis e a forma adequada de sua separação.
“No município não há coleta seletiva de lixo, com o projeto muitas famílias aprenderam a separar o lixo e a fazer o descarte adequado”, assinala.
Depois dessa etapa, os alunos foram incentivados a trazerem materiais recicláveis e a escola se transformou em uma estação de coletas diárias dos materiais. Os produtos foram separados e vendidos para empresas que trabalham com reciclagem.
Toda a renda conseguida com a venda dos recicláveis foi revertida para um dia de recreação. Os alunos optaram em ir ao cinema da cidade.
A ideia inicial era premiar somente os alunos que mais trouxessem material reciclável, mas o envolvimento foi tão grande que a escola se mobilizou para levar mais turmas.
O diretor lembra que alguns alunos se dedicaram muito, pois nunca foram ao cinema. “Estamos em uma comunidade afastada do centro da cidade, muitas famílias não têm condições de ir ao cinema que é mais que lazer, é cultura também” relata.
José Clair destaca que, ao final dos trabalhos, percebeu-se a participação expressiva da comunidade escolar, com demonstrações de preocupação e entendimento de ações significativas para a mudança de hábitos e comportamentos para tornar o meio em que se vive mais saudável e economicamente mais rentável.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)