14 de Julho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,43 / EURO 5,93 / LIBRA 7,05

política Terça-feira, 18 de Maio de 2021, 15:47 - A | A

Terça-feira, 18 de Maio de 2021, 15h:47 - A | A

ELEIÇÕES 2022

Lula convida Pátio para se filiar ao PT com perspectiva de disputar Governo de 2022

RD News

Reprodução

1

 

O prefeito de Rondonópolis (a 217,4 km de Cuiabá) Zé Carlos do Pátio, que está cotado para disputar o Governo do Estado em 2022, recebeu o convite para trocar o Solidariedade pelo PT. A proposta foi feita pelo  próprio  ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em telefone neste final de semana.

Lulista, Pátio ficou lisonjeado com o convite e prometeu pensar com carinho. No entanto, não estabeleceu prazo para dar resposta se aceita ou não migrar para o PT.

Lula,  que teve a condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pode disputar o terceiro mandato de presidente da República em 2022, está atento à política em Mato Grosso.  Prova disso é que  convite para Pátio foi feito dias depois que o prefeito de Castanheira (a 566,7 km de Cuiabá), Jackson de Oliveira Rios, o Juninho, único eleito pelo PT no Estado, migrou para o  PSD do senador Carlos Fávaro.

A conversa entre Lula e Pátio foi confirmada pelo deputado estadual Lúdio Cabral. Segundo ele, houve o convite para filiação  ao PT, mas a possível candidatura a governador não foi colocada como condicionante.

“É claro que o prefeito Zé do Pátio, reeleito com grande margem de votos e que faz um mandato popular, é credenciado para disputar o Governo do Estado. Mas esse diálogo seria amadurecido após a filiação ao PT. O convite feito pela presidente Lula foi para filiação”, explicou.   

O Solidariedade, presidido em Mato Grosso pelo deputado federal Doutor Leonardo, também considera a possibilidade de lançar Pátio a governador. No entanto, ainda não há definição partidária sobre o assunto. 

Em 2020, Pátio foi reeleito com 43,87% dos votos válidos, enfrentando sete adversários, o que inclui o petista Kleber Amorim. O segundo colocado Luizão (Republicanos)  fez 20,31%. O prefeito não tinha apoio das forças políticas tradicionais do município.

Lulismo

Em 2019, quando Lula ainda estava preso em Curitiba pela condenação no caso do triplex do Guarujá, agora anulada pelo STF, Pátio participou da comemoração dos 74 anos do petista, realizada em Rondonópolis pelo PT, partidos aliados em movimentos sociais.

 Na ocasião, o prefeito endossou a tese de  “arbitrariedades jurídicas” e cantou em coro com a militância canção "Sem Medo de Ser Feliz", escrita pelo cantor e compositor  Hilton Acioli, cujo refrão “Lula Lá” foi imortalizado na campanha eleitoral de 1989, quando Lula foi derrotado em segundo turno por Fernando Collor de Mello na disputa pela presidência da República.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia