MATO GROSSO, 20 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,44 / EURO 5,85 / LIBRA 6,92

política Domingo, 30 de Maio de 2021, 09:51 - A | A

Domingo, 30 de Maio de 2021, 09h:51 - A | A

PATERNIDADE DO VÍRUS

Em reação a Biden, China diz que pandemia de Covid-19 pode ter começado nos EUA

País pede investigação em laboratórios americanos; OMS pede que polícia seja separada da ciência

CNN Brasil

Reprodução

1

 

O ministério das Relações Exteriores da China acusa o Fort Detrick, laboratório americano de pesquisa biomédica, de estar relacionado à origem do novo coronavírus. Na sexta-feira (28), o país oriental pediu a abertura de uma investigação internacional.

"São mais de 200 laboratórios biológicos americanos espalhados pelo mundo. Quantos segredos escondem?", questionou o porta-voz do governo chinês, Zhao Lijian, sem oferecer evidências para as acusações. A declaração vem como resposta a Joe Biden, que pediu apuração sobre os primeiros casos de coronavírus na China. 

Detrick é um laboratório de ponta que fica no estado de Maryland, próximo da capital norte-americana, e onde o Exército dos EUA desenvolve toxinas e anti-toxinas, sistemas de defesa para pragas e doenças.

Em agosto de 2019, o laboratório recebeu uma ordem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para encerrar operações e pesquisas com vírus e bactérias perigosos por questões de segurança. Segundo o CDC, havia um problema de descarte de materiais usados em pesquisas, que poderiam contaminar o solo e água da região.

Para contestar a versão de que o coronavírus possa ter vazado de um laboratório de Wuhan, Pequim contra-ataca os EUA. O presidente Joe Biden pediu uma nova investigação internacional sobre a origem do coronavírus e pressionou a China a fornecer todas as evidências.

Especialista em emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mike Ryan, pediu, na sexta, que a política seja separada da ciência. A OMS prepara uma proposta para os próximos estudos a serem realizados sobre as origens da Covid-19 a pedido dos EUA e Reino Unido.

Joe Biden
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante coletiva de imprensa
Foto: CNN (25.mar.2021)

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia