O porta-voz do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), Suhail Shaheen, falou da retirada das tropas dos EUA, da evacuação dos afegãos e dos direitos das mulheres.
O porta-voz do movimento advertiu sobre as graves repercussões de uma possível extensão de prazos da saída dos militares norte-americanos. A extensão dos prazos evacuação causará "desconfiança" entre os EUA e o Talibã, conforme uma entrevista ao Sky News, publicada nesta segunda-feira (23).
"É uma linha vermelha. O presidente Biden anunciou que até 31 de agosto retirariam todas suas forças militares. Portanto, se eles estenderem a data, isso significa que estão prolongando a ocupação enquanto não há necessidade disso", disse disse Shaheen.
Ele sublinhou que os islamistas dirão "não" se os Estados Unidos ou o Reino Unido "procurarem mais tempo para continuar a evacuação". Se isso acontecer "haverá consequências", disse.
Perguntando por que os afegãos estão tentado sair do Afeganistão agora que o Talibã chegou ao poder, Shaheen disse que eles não fazem isso por medo.
"Eles querem morar em países ocidentais e isso é uma espécie de migração econômica, dado que o Afeganistão é um país pobre e 70% das pessoas do Afeganistão vivem abaixo do limiar da pobreza, então querem mudar para países ocidentais para terem uma vida próspera", afirmou o porta-voz.
Shaheen rejeitou como "notícias falsas" imagens que supostamente mostram tentativas do Talibã de reprimir pessoas comuns e ex-funcionários do governo.
Quanto aos direitos das mulheres, o porta-voz dos islamistas destacou que "elas não perderão nada". Segundo ele, as professoras e jornalistas voltaram a trabalhar no Afeganistão.
"Apenas se não tiveram hijab, terão hijab […] As mulheres são obrigadas a ter os mesmos direitos que você tem em seu país, mas usando o hijab", segundo Shaheen.
No domingo (22), o presidente Joe Biden declarou que ainda está planejando finalizar a evacuação de norte-americanos do Afeganistão até 31 de agosto, mas deixou a porta aberta para estender o prazo, se necessário.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)