26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

geral Quinta-feira, 01 de Agosto de 2024, 06:23 - A | A

Quinta-feira, 01 de Agosto de 2024, 06h:23 - A | A

TRANSPORTE ZERO

Lula se compromete a ajudar pescadores afetados por lei em MT

Redação

 

 

Reprodução

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometeu a ajudar os pescadores que fizeram uma manifestação para reivindicar os direitos de pesca em relação a Lei do Transporte Zero, durante a cerimônia de entrega de mil casas do Programa Minha Casa Minha Vida, que ocorreu em Várzea Grande, na quarta-feira (31).

 

 

Na entrega, o presidente disse que ficou feliz por estar em Mato Grosso e tentou tranquilizar os manifestantes informando que tentará entender a situação que ocorre com os pescadores, que foram afetados com a lei que proíbe a captura de diversas espécies de peixes em rios mato-grossenses, pelo período de cinco anos.

 

“Estou feliz de estar aqui e dizer para vocês que podem ficar tranquilos. Esse país vai ser recuperado. Eu não conheço o problema dos pescadores, mas pelo fato de ter uma discussão aqui, já saio daqui comprometido a entender o que aconteceu. Vou saber como é que está esse processo, para saber se a gente pode ajudar em alguma coisa”, ressaltou. 

 

A manifestação

 

Um grupo de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de pescadores fizeram uma manifestação no Residencial Colinas Douradas, em Várzea Grande, para chamar a atenção do presidente para pautas sociais e reivindicar os direitos de pesca em relação a Lei do Transporte Zero.

 

De acordo com os membros do MST, a manifestação teve como principal objetivo fazer com que o presidente Lula e os representantes do Governo do Estado se atentem para os problemas que ocorrem em Mato Grosso, de forma geral.

 

Já os pescadores foram até o local para reclamar diretamente sobre a Lei do Transporte Zero, que entrou em vigor no início deste ano, e afetou cerca de 15 mil famílias de pescadores artesanais, conforme registrado no Ministério da Pesca.

 

Entenda a lei

 

A Lei do Transporte Zero, que proíbe a pesca comercial por cinco anos, foi sancionada nop ano passado pelo governador Mauro Mendes (União) e passou a valer em todo o estado a partir do dia 1º de janeiro de 2024.

 

Neste ano, o ministro André Mendonça do Supremo Tribuna Federal (STF) negou os pedidos de liminares feitos pelos partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e pela Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e manteve em vigor a lei que proíbe a pesca de diversas espécies nos rios de Mato Grosso, durante esse período de cinco anos.

 

Na decisão, Mendonça estacou que a lei é constitucional porque está restrita ao estado de Mato Grosso, e não afeta a previdência social dos pescadores profissionais, porque a natureza indenizatória do auxílio proposto pelo estado, não impede a proteção previdenciária nem o recebimento do seguro defeso.

 

Atualmente, 12 espécies de peixes estão vedadas pela lei para pesca, transporte, armazenamento e comercialização, são eles:

 

  1. Cachara
  2. Caparari
  3. Dourado
  4. Jaú
  5. Matrinchã
  6. Pintado/Surubin
  7. Piraíba
  8. Piraputanga
  9. Pirara
  10. Pirarucu
  11. Trairão
  12. Tucunaré

 

*Via G1MT

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia