Foram quatro anos e meio para concluir a graduação em medicina veterinária, 12 meses para finalizar o mestrado e 25 meses para terminar o doutorado. E o ex-aluno de escola pública agora é doutor aos 24 anos.
O Lucas Carvalho é pura Inspiração! O jovem é o estudante mais novo a se tornar doutor na Universidade Federal da Paraíba.
Ele fala com muito orgulho que tudo o que aprendeu, foi em instituições públicas. Agora, prestes a embarcar para Estocolmo, onde fará o pós-doutorado, Lucas quer ser um motivador para outros jovens a não desistirem dos próprios objetivos.
Aprendizado em instituições públicas
Lucas nasceu em Serra Branca, interior da Paraíba. Lá, as opções de ensino eram duas: a escola pública municipal e a escola pública estadual. O garoto optou pela instituição estadual e foi onde ele cursou todas as séries.
No ensino médio, os pais ainda cogitaram colocá-lo em uma escola de Campina Grande, mas ele se apoiou na qualidade do Eensino público que recebeu desde a infância. “No vestibular, 70% da minha turma foi aprovada”, conta.
Graduação, mestrado e doutorado
Foi devido ao bom desempenho no Enem, que Lucas conseguiu uma vaga no curso de Medicina Veterinária, pelo Sisu. E mais uma vez, o ensino público esteve presente na vida do jovem. Ele foi aprovado em primeiro lugar na UFPB de Patos e em terceiro lugar no campus de Areia.
Lucas conseguiu apresentar o TCC no oitavo semestre e, por estar adiantado em relação ao prazo, entrou em um processo de mestrado, no qual foi aprovado com nota máxima.
Logo após defender a tese de mestrado, Lucas ingressou no doutorado em ciências fisiológicas. Agora, com os três títulos conquistados e muitos sonhos, ele vai para Estocolmo, na Suécia, onde passará 2 anos em um pós-doutorado.
Motivação e inspiração para outros jovens
O sonho dele é ser professor. O jovem diz que quer motivar outros estudantes, principalmente aqueles que, como ele, passaram a vida escolar inteira em instituições públicas.
“Eu nunca visualizei ter que pagar para estudar, sempre visualizei que o governo e o estado faziam isso para mim, e eu sou muito grato. Eu quero devolver isso de alguma forma, sendo professor, devolver todo o investimento que foi feito em mim”, disse Lucas.
E ele reforça a importância de valorizar o ensino público. “Eu sou muito grato por esse investimento e pelo incentivo à educação pública. Falando como pesquisador, são as instituições públicas que dominam as pesquisas no Brasil, pesquisas de ponta e de qualidade”, afirma.
Continue firme Lucas, a gente vibra com o seu sucesso!
Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa. – Com informações de Abrafi.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP