No dia 8 de abril de 2025 Cuiabá celebrou, com grande alegria, seus 306 anos de história, fé e tradição. As festividades foram organizadas pela Arquidiocese de Cuiabá e pela Ação Cultural, como forma de homenagear o Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro do Estado de Mato Grosso e da capital, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 11.101, de 26/03/2020, e pela Lei Municipal nº 6.486, de 12/12/2019.
Em sua oitava edição, a programação ocorreu entre os dias 5 e 8 de abril de 2025, com atividades culturais, religiosas, esportivas e sociais. As comemorações começaram no sábado (05/04) e se encerraram na terça-feira (08/04), envolvendo a população em uma verdadeira demonstração de fé, cultura e união.
A abertura foi marcada pela tradicional Cavalgada Rota do Ouro à Missão, com saída do Marco Zero, no bairro São Gonçalo Beira Rio. A imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá foi conduzida pelos cavaleiros, passando pela Comunidade Coxipó Mirim — onde foi servido o almoço —, com destino ao Coxipó do Ouro, onde foi oferecido o jantar.
A narração da rota, que remonta ao caminho dos bandeirantes paulistas de 1719, foi feita por Sabiá Ribeiro. No domingo, 6 de abril, aconteceu a Carreata com Carros Antigos, com saída da Vila do Coxipó do Ouro — local da primeira missa do Centro-Oeste — em direção ao Parque das Águas. Lá, houve o encontro com o grupo de ciclismo Pedal da Semob. De forma simbólica, os grupos uniram forças e conduziram a imagem de volta à Comunidade São Gonçalo Beira Rio, onde foi recebida pelo grupo de motociclistas, que seguiu até Santo Antônio de Leverger, ponto de partida da Romaria Fluvial.
Na manhã do dia 8 de abril (feriado municipal), às 6h, a Banda do Exército Brasileiro realizou a apresentação da Alvorada Festiva na Praça da República. Às 6h30, foi celebrada a Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Mário Antônio da Silva, com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), da vice-prefeita Vânia Rosa (Novo), da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil (PL), além de autoridades e fiéis.
Simultaneamente, em Santo Antônio de Leverger, teve início a Romaria das Águas, com 25 embarcações oriundas de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Cuiabá, conduzindo a imagem até a Orla do Porto, onde os romeiros foram recepcionados com um almoço comunitário.
A tradicional Caminhada da Fé, que encerraria as festividades no trajeto da Orla até a Praça Alencastro, precisou ser adaptada devido às fortes chuvas. Por segurança, a organização disponibilizou ônibus para o transporte dos fiéis até a Praça Alencastro, local previsto para as apresentações culturais e a feira gastronômica e artesanal. No entanto, devido ao mau tempo, as apresentações foram canceladas para preservar a integridade dos participantes. A participação das comunidades do interior emocionou os presentes.
A coordenadora da Igreja Senhor Bom Jesus da comunidade Piúva, em Barão de Melgaço (MT), Creuza Freitas, destacou evento. “Foi a primeira vez que participamos da Romaria das Águas. Foi uma experiência de fé e cultura, algo inédito para nós. Tudo foi lindo, e somos gratos pelo convite.” A voluntária Selma Pipino destacou o valor simbólico da celebração:“Vivenciamos uma jornada incrível. Cuiabá mostrou, mais uma vez, sua riqueza histórica e espiritual.”
O voluntário Thiago Pedroso ressaltou o trabalho coletivo.. "Agradecemos ao padre Felisberto por nos capacitar e confiar no grupo para a realização deste grandioso evento. Rogamos ao Senhor Bom Jesus que interceda na recuperação da saúde dele, para que retorne em breve à normalidade. Também agradecemos à união de tantos parceiros e voluntários, mostrando que é possível fazer mais, juntos. Celebrar o Bom Jesus e o aniversário de Cuiabá é também celebrar nossa fé e nossa gente.”
Encerrando as comemorações, Dom Mário Antônio da Silva resumiu o sentimento da arquidiocese e da população. “Chegar aos 306 anos é motivo de alegria e renovação da fé. Ver o povo de Cuiabá unido em oração, cultura e festa é um verdadeiro presente para a cidade.”
As comemorações pelos 306 anos de Cuiabá reafirmaram a força da fé, o valor das tradições e o papel essencial da cultura na construção da identidade cuiabana. A união entre instituições, comunidades e voluntários mostrou que é possível celebrar com fé, paz, respeito e participação popular. Que este espírito de pertencimento e cooperação siga iluminando o caminho da nossa capital, fortalecendo os laços com sua história, cultura e fé, projetando um futuro de esperança para todos os cuiabanos.
Apoio
O evento contou com a realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, com apoio cultural da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá e diversas instituições e empresas parceiras: Refrigerante Marajá, Top Serviços Terceirizados, São José Encadermat, Peixaria Beira Rio, Central de Comitivas de MT, Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, Polícia Ambiental de MT, Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Pedal da Semob, Due Digital, Grupo de Carros Antigos Os Pinga Óleo, MT Group (motos), Bodes do Asfalto, Marina Beira Rio, comunidades de São Gonçalo Beira Rio, Coxipó do Ouro, Jurumirim, Aguaçu (de Cuiabá), Praia do Poço, São José da Boa Vista, Varginha, Rebojo e Engenho Velho (de Santo Antônio de Leverger), comunidades de Piúva, Barranqueira, Croará e Rancharia (de Barão de Melgaço), Bom Sucesso (de Várzea Grande), além da Central de Associações Rurais de Cuiabá, Lions Clube Cuiabá, Loja Maçônica Guardiões da Amizade, CEBs, CEBI e o Grupo de Divulgação do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)