Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) integram equipe vencedora do evento NASA Space Apps Challenge, primeira edição em Cuiabá. O intuito da competição é utilizar a criatividade para resolver os desafios propostos pela agência espacial norte americana. O grupo desenvolveu um game em que os usuários têm a possibilidade de se divertir enquanto aprendem conceitos químicos e físicos.
O evento conta com vários desafios e categorias, permitindo que pessoas de áreas distintas possam participar, incluindo design, tecnologia, engenharia, ciência de dados, meio ambiente, arte e educação.
Em um cenário apocalíptico, o game criado aborda o fim do universo e apenas um sobrevivente, uma capivara. A partir disso, os jogadores são instruídos a criarem seu próprio ambiente, sob a perspectiva do animal. Segundo um dos desenvolvedores, o estudante de Engenharia de Controle e Automação pela UFMT, Otávio Mendonça, em um dos desafios propostos pela equipe o jogador precisa criar um planeta em que exista a possibilidade de vida.
“A nossa atenção foi guiada para o fato de que o jogo pudesse ensinar ao usuário conceitos da ciência. Assim, tomamos o caminho de criar um jogo democrático, didático e divertido, que pudesse acima de tudo ser aplicado em qualquer ambiente”, afirmou.
Agora, a equipe deve enviar um vídeo explicativo sobre o projeto para a NASA, que irá selecionar os vencedores e custear a ida de dois participantes de cada grupo para visitar as instalações da agência espacial.
A equipe vencedora foi composta ainda pelos graduandos em Economia pela UFMT, Marcos Vinicius da Mota e Vinicius Bertotto, responsáveis pela área de negócios do projeto, além de integrantes externos à Universidade. O evento ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)