Os quatro deputados estaduais que representam Rondonópolis na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) manifestaram apoio público ao movimento pela implantação de um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na cidade. Sebastião Rezende (União Brasil), Thiago Silva (MDB), Marildes Ferreira (PSB) e Nininho (PSD) comprometeram-se a atuar como interlocutores junto ao Governo do Estado, Prefeitura e reitoria da universidade para viabilizar o projeto. Eles também começaram a definir uma agenda institucional para fortalecer o movimento.
Os parlamentares reuniram-se, em momentos distintos, com membros da Comissão Pró-Campus da Unemat, grupo que lidera a mobilização pela instalação da unidade de ensino superior em Rondonópolis. O último encontro ocorreu na tarde de segunda-feira (14), com o deputado Thiago Silva. Ele reafirmou o compromisso e sugeriu a realização de uma audiência pública em Rondonópolis com a presença de representantes da reitoria da Unemat.
“Essa é uma demanda legítima e urgente”, disse Thiago Silva, destacando a importância da união política e do reconhecimento histórico ao trabalho de lideranças como o ex-prefeito José Carlos do Pátio, o deputado Sebastião Rezende e o saudoso Hermínio Barreto, também pioneiros na luta pelo campus. “Muitos deram sua contribuição até aqui. Precisamos ampliar nossa luta, sem desmerecer o trabalho já realizado”, destacou.
No sábado (12) e domingo (13), os deputados Nininho e Marildes Ferreira também se reuniram com a comissão e reforçaram o compromisso de ampliar a pressão na ALMT. A deputada vai propor uma agenda envolvendo a bancada de Rondonópolis e outros políticos que tiveram voto na cidade. “Vamos também levar a questão ao secretário de Ciência e Tecnologia, Alan Kardec, e ao presidente da Assembleia, Max Russi, que são do meu partido”, disse ela.
Nininho adiantou que o governador Mauro Mendes (União Brasil) estará em Rondonópolis no dia 10 de maio, data em que poderá ocorrer o primeiro diálogo direto entre o grupo e o chefe do Executivo estadual.
“Agradeço e aceito o convite para somar nessa luta. Rondonópolis e as cidades vizinhas precisam desse campus, e nossa bancada estará alinhada para fazer a diferença”, declarou Nininho. O parlamentar estava acompanhado do vereador Marisvaldo Gonçalves e os dois também se propuseram a intermediar o diálogo com o prefeito Cláudio Ferreira.
A reunião com Sebastião Rezende abriu a série de encontros e ocorreu em Cuiabá, com a participação dos membros do Conselho Estadual de Educação, da reitora da Unemat, Vera Lúcia Maquêa e do estudante Daniel Gonçalves –representando o movimento Pró-Campus.
O deputado defendeu um diálogo com o Conselho Universitário (CONSUNI), órgão máximo da UNEMAT, para agilizar a aprovação do Campus em Rondonópolis. Sebastião Rezende é vice-presidente da Comissão Parlamentar de Educação da ALMT, que tem Thiago Silva como presidente.
O engajamento dos parlamentares é considerado estratégico pela Comissão Pró-campus – entidade apartidária, formada por lideranças da sociedade, alunos e ex-alunos da Unemat.
“O sucesso da nossa luta depende muito desse apoio político. Estamos buscando também o envolvimento das entidades civis e empresariais que compreendem a importância desse Campus definitivo para a população e também para a economia do sul de Mato Grosso. A nossa comissão entende que, com a bancada local e a sociedade mobilizadas, aumentamos a chance de o governo estadual priorizar esta demanda”, disse Daniel Gonçalves.
*Via assessoria
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)