O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal.
Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.
Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população a beber mais líquido e evitar tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Clima de deserto
A baixa umidade aliada ao calor extremo tem levado regiões do Brasil ao chamado 'clima de deserto'. Na tarde da terça-feira (3), temperaturas acima dos 40°C foram observadas novamente em áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A temperatura chegou aos 39°C no interior de São Paulo e em Minas Gerais.
A maior temperatura no país foi de 42°C, em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Esta foi a terceira maior temperatura em Cuiabá este ano.
A chance de chuva é baixa na maioria das áreas do país, pelo menos até fim da primeira quinzena de setembro.
*Via Agência Brasil/Climatempo
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP