27 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,50 / LIBRA 7,58

economia Quinta-feira, 22 de Junho de 2023, 07:00 - A | A

Quinta-feira, 22 de Junho de 2023, 07h:00 - A | A

GOVERNO VÊ SABOTAGEM

Para Fazenda, comunicado do Banco Central sobre juros foi “sabotagem”

CNN Brasil

 

@Marcelo Camargo/Agência Brasil

1

 

 

Fontes do Ministério da Fazenda relataram à CNN que o comunicado do Banco Central “parece sabotagem”.

 

Apesar da autoridade monetária ter cumprido a expectativa da manutenção da taxa básica de juros em 13,75%, integrantes do Planalto consideram “ruim” e “uma vergonha” a avaliação divulgada até agora pelo Comitê de Política Monetária (Copom). 

 

Em comunicado sobre a decisão, o BC indica que a atual conjuntura “segue demandando cautela e parcimônia”.

 

“O Comitê avalia que a conjuntura demanda paciência e serenidade na condução da política monetária e relembra que os passos futuros da política monetária dependerão da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, diz o comunicado. 

 

Desde a semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se mostrou impaciente com as sinalizações do Banco Central. Para interlocutores, Haddad disse que o país não aguenta seguir com essa taxa de juros. Na última segunda-feira (19), o ministro afirmou que a Selic já deveria ter caído em março. 

 

O Ministério da Fazenda entende que o governo fez tudo o que foi pactuado com o BC. Entre as medidas que o governo justifica estão a articulação para garantir o arcabouço fiscal e a reforma tributária. Na avaliação da pasta, até agora, os sinais da instituição comandada por Roberto Campos Neto são ruins.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia