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conversa da semana Sábado, 29 de Maio de 2021, 15:09 - A | A

Sábado, 29 de Maio de 2021, 15h:09 - A | A

CONVERSA DA SEMANA

ROZANE MONTANA: Traz o luxo da Perfumaria Internacional para o Brasil

Revista Olfato

Reprodução

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Uma mulher linda, de personalidade forte, focada em seus objetivos, guerreira e que não se deixa abater pelos obstáculos que se apresentam diante de si e encontra forças para realizar todos os seus sonhos sem pensar nas dificuldades que possam surgir pelo meio do caminho. Assim é Rozane Montana, fundadora de uma das marcas mais queridas e que já traz em seu currículo alguns prêmios nas categorias de seus perfumes. E ela faz questão de cuidar de tudo pessoalmente! Nessa entrevista exclusiva para a Revista Olfato, você vai se inspirar com a trajetória de nossa entrevistada que, aos 17 anos, já sabia o que queria para a sua vida profissional. Para realizar esse desejo, se dedicou com afinco aos estudos, viajou para vários países e, com a  experiência adquirida, nasceu seu grande sonho: ter a sua própria marca de Perfumes, que, a propósito, é um sucesso – a Mont’Anne Parfums! Convido vocês a conhecerem, a partir de agora, a trajetória dessa marca encantadora.

De onde vem a sua relação com os perfumes?

Eu trabalho com perfume desde os 17 anos de idade. Nascia ali uma paixão tão intensa que fez o mundo parecer pequeno e o universo ser atingível. Esse sentimento tomou um tamanho que redimensionou a minha vontade de tal forma que eu desejei aprender profundamente tudo sobre perfume. A ansiedade tomava minha mente e latejava no meu corpo, fazendo gerar impulsos que, muitas vezes, nem eu mesma controlava, porque, nesse momento, já me sentia dona, dirigente e protagonista da minha própria vida. Ensurdeci diante das negativas que se apresentavam na minha frente. Reconheci o quanto precisaria aprender mais sobre o tema e fui buscar conhecimento. Queria entender muito mais porque reconheço, até hoje, o quanto o conhecimento é importante para se fazer sucesso em qualquer empreendimento, além de ter que admitir o quanto o conhecimento contemporâneo é dinâmico. Fiz, então, diversas viagens internacionais, que deram força a esse sonho empreendedor e confirmaram o caminho e fizeram revelar na minha vida dias completamente novos, onde a minha vontade superava qualquer que fosse a tempestade e a minha persistência nascia apenas do regar dos meus desejos, sem se fazer necessário nenhum minuto descanso, porque era sobre-humana a minha determinação.

 

Qual a importância do perfume em sua vida. Há alguma fragrância que tenha lhe marcado algum momento e que poderia compartilhar conosco?

O perfume é tudo na minha vida porque eu vivo dele e vivo para produzir fragrâncias inspiradoras para homens e mulheres do Brasil e do mundo. O perfume está muito envolvido a sensações e sentimentos. Todos nós temos um momento que foi marcado por um perfume. São tantos os momentos que fica difícil descrever um só. Mas acredito que o que mais me marcou foi, quando, no início da minha carreira como vendedora, eu me deparei com perfume floral frutal, entendi que era aquilo que eu gostaria de fazer para a minha vida toda.

Em que momento da sua vida, você percebeu que queria trabalhar com perfumes?

Desde a primeira vez que me relacionei com o produto, aos 17 anos, entendi que o perfume pode mudar as pessoas, trazendo sentimentos mais intensos. E foi ali que eu percebi que esse seria meu objetivo de vida, onde o ideário de empreender no universo de perfume já havia absorvido minha alma totalmente e tive que reconhecer que nunca mais me separaria desse tema e a minha vontade e a minha paixão me deram forças suficientes de muitas vezes me deparar com grandes castelos desmoronando, mas não tive tempo nesse legado para chorar sequer uma lágrima porque aquele era o meu sonho e só dependia de mim alcançá-lo.

 

 

Como nasceu a Mont’Anne Parfums?

O grande legado foi fazer a Mont’Anne Parfums nascer desse mesmo berço e crescer seguindo os mesmos passos. Assim nasceu a Mont’Anne Parfums, uma marca de perfumes importados que foi lançada no mercado nacional em 2012. Com foco em uma detalhada pesquisa de mercado, planejamento e inovação, a marca foi conquistando seu espaço e superando as expectativas de vendas já no seu 1º semestre de existência no Brasil. A marca Mont’Anne Parfums atribui esse sucesso ao planejamento estratégico e de marketing, além, é claro, de fatores como a qualidade e a apresentação dos produtos, com embalagens inovadoras, e preços competitivos. Isso a levou a alcançar um grande reconhecimento e enorme satisfação por parte dos clientes. Nessa constante evolução, a marca sabe o poder de uma fragrância, por isso cria aromas inesquecíveis, aromas que fazem a gente se lembrar de alguma coisa, de uma pessoa ou até de um momento especial. Mas o poder dos perfumes vai além do aroma que exala. Os estímulos aromáticos incitam emoções ou recordações, podem ser uma arma na sedução, além de ajudar a potencializar a personalidade. A postura ética, transparente e socialmente responsável, que norteia todos os seus valores tem feito da Mont´Anne Parfums uma marca e uma empresa premiada, respeitada e reconhecida no mercado em que atua.

 

Você participa de todo o processo de criação da marca desde as fragrâncias, frascos e embalagens? E como funciona esse processo?

Eu gosto de estar presente em todas as etapas e, por isso, faço muitas viagens internacionais para acompanhar as tendências e novidades do mercado, sempre com o objetivo de agregar conhecimento e inovação nos nossos perfumes. Nesse cenário, eu, pessoalmente, faço a supervisão dos processos criativos fazendo nascer fragrâncias únicas e elaboradas com essências exclusivas e personalidade marcante, idealizadas por um processo que só poderia ser consolidado por alguém que dedicou praticamente uma vida na criação de perfumes que conseguem representar fortemente o amor e marcar para sempre qualquer personalidade. Muito mais que um símbolo representado pelo amor através de um simples produto, é ter alcançado milhares de pessoas com meus perfumes. São muitos milhões de peças vendidas nesse tempo, e que, de alguma forma serviram de ponte de transição para aqueles que presenteiam quem amam.

 

 

Seus frascos possuem design inspirados em carro, bicicleta, relógio. Como surgiu essa ideia?

Eu percebi que era necessário mudar e trazer para o Brasil algo diferente, que fosse mais do que um perfume, mas fosse um presente inesquecível. Hoje a bicicleta é a prova de que a inovação e a criatividade foram bem aceitas pelos consumidores, já que é o nosso perfume mais vendido, mais desejado e mais amado.

 

 

Você já ganhou um prêmio internacional de embalagens. Gostaria que nos contasse um pouco sobre ele.

Ser reconhecido é muito gratificante para o nosso trabalho porque não é fácil empreender no Brasil e diante de um mercado tão competitivo. Cada prêmio que a Mont’Anne recebe só confirma que estamos no caminho certo e que tudo que estamos fazendo vale a pena. Recebemos um prêmio internacional de qualidade e de embalagens em Cannes, na França, e isso foi um marco para o portfólio da marca Mont´Anne. Fazer parte da vida das pessoas é muito importante para uma marca, mas, para uma empresa, mais importante são suas razões sociais, quando a permitem empregar pais de família e construir uma economia forte para um país seguro. O momento em que se percebe os verdadeiros alcances estão refletidos em 13 premiações nacionais e 4 internacionais, além do prêmio como Mulher Empreendedora e a condecoração de Comendadora Internacional (Cristóvão Colombo), o que cria um status de instituição relevante para a sociedade brasileira, alçando nossa marca a praticamente um bem social, capaz de produzir, de fato, um país com potencial de participar de qualquer desafio em qualquer lugar do mundo, com honra e orgulho dos nossos cidadãos e nossos feitos.

 

 

A fragrância mais amada da Mont’Anne Parfums é “I Love Mont´Anne Parfums Luxe”, cujo frasco é o formato de uma bicicleta. Como foi essa criação?

Esse produto foi desenvolvido pensando no romantismo e na cidade que muitos conhecem por ser apaixonante, que é Paris, então imaginei fazer um perfume em formato de um objeto diferente e apaixonante, e me veio à mente uma bicicleta retrô parisiense que , quando a imaginei como perfume e vi seu desenho no papel, me encantei, me apaixonei e foi amor à primeira vista… E olha, daqui a pouco teremos um novo lançamento que será incrível. (risos).

O seu portfólio consiste em duas linhas de perfumes. Conte-nos um pouco sobre cada uma delas. Quantas fragrâncias tem cada linha?

Hoje, temos em linha a Coleção Luxe e a Coleção Club Collection. Apesar de todas as fragrâncias atenderem às mesmas famílias olfativas (floral, frutal, oriental, amadeirada), cada coleção tem propostas diferentes. A Coleção Luxe apresenta embalagens inovadoras, com inspirações em objetos objetivos como a bicicleta, o relógio o carro esporte, luvas de boxe, entre outras com designs de embalagens, enquanto a coleção Club Collection tem uma proposta mais minimalista, com sofisticação impressa nos frascos.

 

 

Mesmo com as dificuldades do momento pelo qual o mundo está passando, o que podemos esperar de novidades vindo por aí?

O Brasil é um país para o futuro e isso se demonstra na evolução das lideranças, o empreendedorismo feminino. As mulheres têm muita sensibilidade para os negócios. Suas visões são abrangentes e todas são afeiçoadas para os detalhes. Parte importante do nosso público consumidor são mulheres, o que me permite projetar a empresas para as cinco principais marcas do país em cinco anos, já que cada vez mais a economia feminina detém o poder de compra, e nós estamos no auge dessa conversão.

Parece que o meu otimismo é sonho subjetivo, mas estou falando de fato embasada em um trajeto de sucesso e que me permite ver, através dos trilhos que percorri, todas as conquistas da marca Mont’Anne Parfums, e isso faz de mim alguém com um otimismo fatídico, não apenas espirituoso.

A persistência é parte da vida do empreendedor e está tatuada na minha alma, como a parte mais importante de uma pessoa que deseja vencer todos os dias na vida. É preciso lembrar que persistência não é teimosia. É reconhecer que se é capaz de fazer algo e se transformar constantemente no aspecto de inovação, para atender anseios da sociedade, papel essencial dos produtos, que se modificam de acordo com os novos movimentos do mundo, através da comunicação.

O caminho segue diante da constante necessidade de aprender, que lá na minha consciência tem que ser admitida. É por isso que a minha característica perfeccionista me mantém muitas noites acordadas para buscar o que preciso aprender todos os dias para ser melhor ainda ao amanhecer. A transformação continuada é parte da minha vida para fazer da Mont’Anne Parfums uma marca jovem, moderna e inserida na contemporaneidade de forma tão homogênea. Aprender é um lema estabelecido na cultura organizacional da empresa e na minha pessoal. É por isso que eu sempre vou lutar, acreditar e continuar seguindo em frente, com fé, foco, coragem e muita determinação.

 

 
 
Fotos: Sérgio Soares
Beleza: Itamar Coimbra
Filmagem: Evandro Escabore
Entrevista: Sérgio Oliver (Publisher e Diretor Criativo)
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris
 

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