MATO GROSSO, 20 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,44 / EURO 5,85 / LIBRA 6,92

cidades Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 18:26 - A | A

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021, 18h:26 - A | A

EDUCAÇÃO

UFMT mantém nota 4 no Índice Geral de Cursos

Assessoria

reprodução

ufmt.jpg

 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) manteve a nota quatro (muito bom) no Índice Geral de Cursos (IGC). O resultado, referente ao ano de 2019, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (23). A escala aponta a qualidade das Instituições de Educação Superior (IES) e vai de um a cinco (excelente).

Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesse sentido, cabe pontuar que o índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído no triênio de referência do Enade.

No cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Cabe ponderar que os resultados da edição de 2019 foram calculados, em 2021, em função de uma nova coleta de dados relacionada justamente aos programas de pós-graduação stricto sensu. Um segundo processo de coleta desses dados (Recoleta) foi adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC ao final de 2020 e permitiu ao Inep o uso de informações mais atualizadas referentes aos programas de mestrado e doutorado ofertados pelas instituições de educação superior em 2019.

Das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019.

Um dos índices para a composição do IGC é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), cujos resultados foram divulgados em outubro de 2020. Nesta avaliação, 98% dos cursos avaliados foram considerados satisfatórios.

Acesse todos os resultados do ciclo avaliativo de 2019.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia