É inacreditável que politicos em Sinop estejam perdendo tempo e dinheiro público para criticar a arte. O fato de grafiteiros da cidade, integrantes de um projeto da prefeitura, terem estampado o rosto da adolescente e ambientalista Greta Thunberg, em um viaduto da cidade (São Cristóvão), despertou a ira na cidade. Em especial de alguns vereadores.
Greta nasceu Suécia e tem 16 anos. É indicada ao Prêmio Nobel da Paz, assim como o cacique Raoni Metuktire - líder indígena brasileiro da etnia caiapó. Ela virou alvo de críticas em todo país após o seu discurso na cúpula do clima da ONU, onde responsabiliza os adultos, em especial os grandes líderes, por um estado de cataclisma climático que comprometerá o seu futuro e das demais crianças do mundo.
A imagem da adolescente foi desenhada no domingo (29) e, já nas primeiras horas desta segunda-feira (30), o assunto foi parar nas redes sociais e acabou virando pauta na Câmara Municipal.
Olha só a reação dos vereadores, segundo publicação do site GCNotícias, de Sinop:
“Se não foi apagado ainda, que façam isso hoje. Ou então me dê a autorização que vou eu mesmo passar tinta naquela vergonha. Acho que todos os vereadores vão lá fazer isso. E compramos a tinta ainda”, discursou o vereador Luciano Chitolina (PSDB). Hedvaldo Costa (PR), foi além, classificou Greta de: “Gretina, Cretina”. O líder da prefeita Rosana Martinelli (PSD) na Câmara, Mauro Garcia (MDB), disse que o projeto original aprovado pelo Conselho de Cultura previa grafites sobre a fauna e a flora de Mato Grosso. “Foi o que foi aprovado e acabaram fazendo aquela presepada toda. Vai ser apagado amanhã (hoje) aquela presepada que fizeram no viaduto de Sinop. Já devia ter começado. Nem o executivo concorda”, afirmou.
Por que essa ira toda? A imagem da jovem seria um desrespeito ao agronegócio.
Veja o esclarecimento do GCnotícias sobre o projeto:
O grafite de Greta e outras imagens que coloriram o viaduto do São Cristóvão faz parte do projeto Cores e Valores, aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura de Sinop, que permitiu a arrecadação de R$ 10 mil através da Lei de Incentivo à Cultura. O recurso viabilizaria os grafites no viaduto central e do São Cristóvão, com temática ecológica. Para desenvolver o projeto, a Cufa Sinop (Central Única das Favelas), promoveu um Encontro Internacional de Graffiti, convocando artistas de diversas regiões do país para grafitar em Sinop.
A arte “polêmica” foi feita por Matias Souza, um grafiteiro do Acre. Ao lado da Greta, está escrito a frase: “Por mais jovens felizes buscando um futuro brilhante e maravilhoso”. Ao lado do rosto de Greta, compondo o quadro, tem uma figura masculina, de bermuda e regata, no celular, e no lugar da sua cabeça está crescendo um cactos – talvez uma provocação para uma geração de mente “espinhosa”, alimentada pelo Whatsapp.
Em vez de usarem o precioso tempo para "apagar arte", os nobres vereadores poderiam aproveitar a deixa dos artistas para discutir de forma séria um assunto que virou notícia no mundo inteiro.
Poderiam, por exemplo, até questionar àqueles que demonizam o agronegócio, mostrar que estão errados, demonstrar as riquezas produzidas, mas não vai ser jogando a sujeita embaixo do tapete que irão resolver o assunto.
Pelo contrário!
Ao demonstrar esse tipo de comportamento, os vereadores jogam no lixo todo o trabalho que o próprio agronegócio faz para mudar sua imagem!
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)