27 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,50 / LIBRA 7,58

x da questão Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 08h:00 - A | A

BERLINDA

Selma Arruda próxima da cassação; veja prováveis candidatos à vaga

A senadora Selma Arruda (PSL) está literalmente na marca do pênalti. O parecer de mais de 70 páginas da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pela cassação de seu mandato e a convocação imediata de novas eleições, no processo que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um tiro quase fatal. Selma Arruda teve o mandato cassado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) por abuso de poder, ao realizar gastos de campanha antes do período permitido pela lei eleitoral.

Na berlinda, Selma ensaia agora a troca de partido, deixando o PSL para se filiar ao Podemos, em uma última tentativa de usar a influência do deputado federal José Medeiros (Podemos) junto ao Presidente Jair Bolsonaro, para manter a vaga. A senadora estaria usando como argumento para deixar o PSL a falta de apoio do partido à  instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Poder Judiário, apelidada de "CPI da Toga".

Chamada de "Moro de Saias", a ex-juíza tem um cenário nada favorável para manter-se no cargo.

O ex-vice governador e candidato derrotado ao senado nas eleições do ano passado, Carlos Fávaro (PSD), que fez a denúncia que culminou com a cassação de Selma Arruda no TRE-MT, é considerado um dos candidatos certos em uma eleição suplementar. Ele ficou em terceiro lugar na disputa (atrás de Selma Arruda e Jaime Campos), com 434.972 votos. Outro nome que pode voltar à disputa é o do ex-deputada federal Adilton Sachetti, que ficou em quarto na disputa de 2018, com 333.082 votos. Sachetti estaria se preparando para uma disputa eleitoral para prefeito de Rondonópolis, mas poderia mudar de ideia e disputar a vaga de senador. Outros nomes derrotados na eleição passada e que podem tentar novamente são: o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB), o eterno candidato do PSOL, procurador Mauro, e a professora Maria Lúcia, do PCdoB. 

Dos que não disputaram a eleição no ano passado, um nome bastante lembrado é o do ex-governador Júlio Campos (DEM). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) também é lembrado.  Outro nome na disputa, lembram analistas, é o do deputado federal Nelson Barbudo (PSL), o mais votado na última eleição, com 126.249 votos. E ainda pode aparecer um azarão. Em tempos de redes sociais dominando o cenário, não dá pra desconsiderar!

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia