Um grupo de empreendedores digitais de Mato Grosso ganhou o primeiro lugar no HackaMT 2022 Soluções Inovadoras para o Serviço Público neste final de semana, em Cuiabá, apresentando uma startup de uso racional da merenda escolar. Pela ideia, um aplicativo chamado de "Ao Ponto" irá informar ao serviço de cozinha da unidade escolar o número exato de alunos presentes em cada turno, orientando o volume necessário de merenda a ser produzido.
"Uma escola pode ter, por exemplo, 300 alunos aptos a receber merenda escolar, mas o serviço de merenda não sabe o número de alunos exato presentes em cada turno. Acaba fazendo o volume de merenda pela média. Com o aplicativo, o serviço de cozinha vai saber o número exato de alunos presentes em cada turno, garantindo economia e evitando desperdício", informa o grupo de empreendedores, formado por Vinícius Martins de Carvalho, Analista de Dados; Luander Ilidio, Desenvolvedor FrontEnd |JavaScript | React; Mateus Quintino, CI/CD | Linux | Git | Docker | GitLab | Terraform | Ansible, e Olívia Boretti, Ativista de Inovação.
Os idealizadores acreditam que o uso do aplicativo possa garantir uma economia entre 12% e 16% na merenda escolar. Além da quantidade de alimentação adequada aos número de alunos, a ideia ainda abrange um registro diário das etapas relacionadas ao cardápio, número de merenda servida, repetições realizadas, pesagem do que sobrou e até a limpeza da cozinha.
Além da equipe do projeto para evitar desperdício de merenda "Ao Ponto", a proposta relacionada ao controle de presença em sala de aula foi vencida pela equipe Presentop, composta por Vinicius Bertotto, Negócios; Wender Santos, Comercial; Marcos Vinicius, Negócios; Thiago Campos, Desenvolvedor, e Lucas Moraes, Desenvolvedor.
"Criamos um sistema de presença por Qr Code, onde os alunos recebem o código único a partir da matrícula e ao chegarem no colégio podem ser escaneados por qualquer pessoa autorizada no portão nesse primeiro momento. Sendo compartilhado para os professores, um checklist de faltosos para a confirmação em sala, agilizando em 66% o tempo gasto nas chamadas", informa a equipe.
HACKA22
O “HACKAMT” é uma Maratona tecnológica colaborativa promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), com a cooperação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor público.
Realizado no Shopping Goiabeiras, o evento reuniu profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento na sexta (16), sabado (17) e domingo (18).
Um júri composto por professores universitários, profissionais de startups e assessoria da área tecnológica do governo do Estado avaliou as melhores soluções apresentadas.
Desta vez, dois 'desafios' foram colocados às equipes: 1 - Nova forma para o controle da presença na sala de aula; 2 - Como equacionar a quantidade de merenda a ser ofertada e evitar o desperdício.
Segundo o secretário da Seciteci-MT, Maurício Munhoz, o evento foi um 'sucesso total'. O limite de 60 inscrições para os projetos foi alcançado inclusive antes do prazo legal.
"O Hacka é um projeto incrível. Você pega um monte de talentos, e estes apresentam sugestões para o serviço público ter economia, eficiência, transparência e tudo mais. Estamos muito satisfeitos", informa Munhoz.
Agora, os ganhadores têm 1 ano como bolsistas para desenvolverem as propostas apresentadas.
Confira vídeo da proposta vencedora sobre merenda escolar:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP