07 de Setembro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,60 / EURO 6,21 / LIBRA 7,35

x da questão Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020, 08:15 - A | A

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020, 08h:15 - A | A

SÓ FALTAVA ESSA!

Nuvens de gafanhotos atormentam a vida de moradores na região da Guia, em Cuiabá

Redação

1

 Nuvem gafanfoto atacando coqueiral na região do Quintas do Bandeira, em Cuiabá

 

Nuvens de gafanhotos estão atormentando a vida de dezenas de moradores de comunidades rurais como Quintas do Bandeira e Machado, na região do Distrito da Guia, a 30 km de Cuiabá. Os insetos estão atacando tudo que veem pela frente, atingindo em cheio hortas e árvores frutíferas como mangueiras, coqueiros e cajueiros. Já cansados dos ataques e das perdas financeiras, moradores estão pedindo socorro às autoridades. 

1

Dona Josefina de Almeida

"Já não basta pandemia, calor e agora vem isso? Essa onda de gafanhotos já dura uns 15 dias. Iniciou uns 20 dias após àquela nuvem de gafanhotos que estava na Argentina, Estamos desesperados porque eles destroem tudo por onde passam", relata Josefina de Almeida, presidente da Associação dos Moradores do Quintas do Bandeira, região da Guia na capital.

Segundo dona Josefina, a comunidade do Machado, próxima ao distrito de Aguaçú, também está sendo devastada. A comunidade tem buscado controlar a praga, mas sem sucesso. "O pessoal mata, mas cada vez que faz isso aumenta mais o número de gafanhotos", reclama.

Composta por pequenos produtores rurais, muitos moradores da região da Guia têm como única fonte de renda o cultivo de hortas e a fabricação artesanal de doces, como os de caju e manga. Com as árvores 'comidas até o talo', como diz dona Josefina, os produtores vão ficar sem uma renda fundamental nesta temporada. "Estamos pedindo que alguém nos ouça, que nos ampare", clama a presidente.

Ela disse que ligou diversas vezes na prefeitura, em Cuiabá, mas uma telefonista informou que as secretarias que poderiam cuidar disso estariam fechadas por causa da pandemia.

A reportagem entrou em contato com a secretária de Agricultura, Trabalho e Desencolvimento de Cuiabá, Débora Marques Vilar. Ela disse que não tinha conhecimento da situação e que deslocará uma equipe para à região para definir formas de controle da praga. 

 

1

Árvore 'pelada no talo' por gafanhotos

 

No vídeo abaixo, feito por moradores, um pouco do problema enfrentado.

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Vídeo



Comente esta notícia