A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos que se dedica à assistência de pacientes carentes portadores de câncer e a difundir informações que ajudam na prevenção dessa doença. Foi fundada em 28 de agosto de 1988 por um grupo de mulheres preocupadas com o sofrimento dos pacientes oncológicos menos favorecidos. Suas atividades se desenvolveram inicialmente junto à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, instituição que acolhia e tratava o paciente oncológico carente.
Teve como sua primeira presidente Francisca de Almeida Constantino, mais conhecida como Dona Nini Constantino que se manteve nessa função durante dez anos desenvolvendo importante papel na consolidação da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso.
A partir de fevereiro de 1999, com a implantação do Hospital de Câncer de Mato Grosso, a Rede Feminina passou a atuar em parceria com essa nova instituição.
Desde o início de suas atividades a Rede Feminina desenvolve ações visando o bem-estar dos pacientes oncológicos e de seus acompanhantes, realizando visitas aos mesmos, oferecendo lanches e outras formas de conforto.
Em agosto de 2001, contando com o trabalho voluntário de um grupo de cirurgiões-dentistas, a Rede Feminina implantou um serviço de Odontologia no Hospital de Câncer de Mato Grosso para atendimento dos pacientes oncológicos internados ou não. Tratava-se de uma atitude pioneira em um hospital de câncer.
Contando apenas com recursos obtidos com as mensalidades de suas voluntárias ou através de arrecadações com a realização de eventos a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso desenvolve diversas atividades, as quais vêm se ampliando com o passar dos anos.
Custeia exames de imagens como mamografias, ressonância magnéticas, RX e ultrassom. E também exames diagnósticos – biopsias.
Em sua parceria com o Hospital de Câncer de Mato Grosso, a Rede Feminina auxilia o mesmo na aquisição de medicamentos, insumos e dietas. E participa dos trabalhos voluntários de recuperação de mulheres mastectomizadas, fornecendo as próteses de mama.
O Departamento de Odontologia do Hospital de Câncer de Mato Grosso, mantido pela Rede Feminina é referência nacional e desenvolve próteses dentárias e próteses bucomaxilofacial.
Atualmente a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso está empenhada na campanha que visa construir uma Casa de Apoio para o paciente oncológico junto ao Hospital de Câncer, na mesma área, já tendo obtido o terreno necessário a essa construção. Este hospital atende pacientes de todo o Estado e também de estados vizinhos. Muitos chegam em Cuiabá para fazer seus tratamentos sem ter onde ficar, agudizando ainda mais sua situação de carência e sofrimento. O objetivo da Casa de Apoio é dar ao paciente condições de hospedagem com dignidade e conforto durante a fase. E esse foi o foco que norteou as arquitetas que elaboraram o projeto da Casa de Apoio, o qual já se encontra devidamente aprovado nos órgãos responsáveis da Prefeitura Municipal de Cuiabá.
Para atingir essa meta arrojada, a Rede Feminina tem se empenhado cada vez mais em suas atividades visando levantar recursos para construir e, posteriormente, manter a Casa de Apoio. Realiza eventos beneficentes e para isso conta com o apoio da sociedade cuiabana sempre pronta a colaborar, seja estabelecendo parceria, seja adquirindo ingressos para os eventos em questão.
A Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso conta atualmente com 67 voluntárias, mulheres de várias idades e condições sociais, algumas atuantes no mercado de trabalho, outras donas de casa e outras já aposentadas, todas preocupadas em dar parte de seu tempo e de seu trabalho em prol do tratamento, conforto e bem-estar do paciente oncológico carente.
A entidade mato-grossense faz parte da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer que existe atualmente nos 27 estados e no Distrito Federal. Além de congregar as atividades regionais, a Rede Feminina Nacional se empenha em propor políticas públicas aos órgãos governamentais e a lutar para que os direitos dos pacientes oncológicos já garantidos sejam respeitados. E essa é mais uma importante atividade exercida pela Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso em nosso estado.
Estamos iniciando mais um OUTUBRO ROSA, uma campanha de nível nacional, que visa estimular as medidas de prevenção do câncer de mama, como o autoexame, a visita periódica ao médico e a realização de exame de mamografia. Também se destaca um trabalho de orientação das pessoas buscando vencer o estigma contra o câncer. Doença grave, de alto risco, mas se tratada a tempo tem uma alta taxa de sucesso. Durante esse mês as voluntárias estarão desenvolvendo inúmeras atividades de sensibilização da população e de esclarecimento. Embora limitadas pelas restrições sanitárias necessárias ao enfretamento da pandemia do novo coronavirus, a que a sociedade está submetida, as voluntárias da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer estarão proferindo palestras, distribuindo panfletos, realizando campanhas de viabilização de mamografias a mulheres sem condições de acesso a esse exame.
O apoio e a parceria da sociedade cuiabana e mato-grossense é fundamental para que Rede Feminina possa realizar com sucesso seu trabalho em prol do paciente oncológico carente e, para tanto, a instituição precisa contar com a sensibilidade e a generosidade de todos a essa tão importante causa.
MARIA CARMEN PALMA FARIA VOLPATO presidente da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso, cirurgiã-dentista, mestre em ciências odontológicas integradas, especialista em prótese bucomaxilofacial
Texto da voluntária - Luiza Volpato
Informacoes : 98114-5950
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)