O beijo de Eliezer e Natália na noite da última quarta-feira, no quarto Grunge, durante a festa da líder Jade, rendeu de ciúmes a preocupação com a saúde. Isso porque, segundo Vyni e Maria, o brother está com herpes labial, uma infecção viral contagiosa. Quando os dois começaram a se beijar, na frente de Jessilane e Vyni, o cearense foi logo alertando a mineira: “Coragem dela, ele tá com herpes”. Natália riu e afirmou que o colega “quebrou o clima”.
A herpes labial é uma virose dermatológica contagiosa, crônica e recorrente, causada pelo vírus herpes simples. Quando ele se manifesta, dura cerca de uma semana. Os sintomas começam com coceira, passam para inchaço, depois vesículas (as tais bolhinhas) que se rompem e formam crostas.
Segundo a dermatologista Tatiana Veras, do Rio de Janeiro, mais de 90% da população têm o vírus, mas nem todo mundo manifesta a doença.
— Enquanto houver alguma lesão no lábio, é possível contaminar outra pessoa. Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao compartilhar copos, talheres e utensílios em geral — diz a dermatologista, frisando que, no entanto, nem toda lesão labial é herpes.
Depois, quando estavam sozinhos no quarto e Vyni alertava Eliezer sobre a possibilidade de Maria ficar chateada com a situação, a atriz chegou e Vyni começou a contar o que aconteceu. Ela afirmou que não havia “nenhum problema”. Em seguida, a própria Maria protagonizou um beijo triplo com Natália e Eliezer fora da casa.
Diferentes causas
O tratamento, no momento de crise, são medicamentos antivirais para acelerar o ciclo natural do vírus. Estresse, excesso de sol e determinados alimentos podem tornar o aparecimento da herpes labial mais recorrente. Mudança de hábitos e algumas medicações, segundo Tatiana, ajudam a tornar a infecção menos frequente.
O médico Eduardo Mastrangelo Falcão, chefe do serviço de Dermatologia do Hospital São Vicente de Paulo, explica que uma ferida na boca pode ter diversas causas.
— O que que vai caracterizar o herpes é a apresentação da lesão e a dor. O herpes é formado por várias bolinhas de água, que chamamos de vesículas. Elas se agrupam: ficam uma do lado da outra sobre uma lesão avermelhada. Essa configuração é característica de herpes simples e ajuda a fechar o diagnóstico — afirma o especialista, que tira outras dúvidas, ao lado, sobre a o vírus herpes.
Dúvidas comuns
O que é herpes e como acontece a infecção?
Segundo Falcão, O herpes faz parte de uma família de vírus: citomegalovírus, vírus herpes e o vírus da catapora. O herpes simples pode ser tipo 1 (mais comum, no lábio) ou tipo 2. Mas podem ocorrer em qualquer parte da pele, podendo até atingir outros órgãos. A transmissão ocorre pelo contato direto (beijo) ou compartilhamento de objetos como copos e talheres, por exemplo.
Devo evitar o beijo com a ferida aparente?
Quando a pessoa tem lesão ativa, aparente, seja labial ou genital, ela pode transmitir o herpes, porque o líquido dentro das vesículas está cheio de vírus. Para evitar o contágio, quem tem lesão ativa não deve beijar outra pessoa e também deve evitar relações sexuais se houver lesão genital, explica Falcão.
Tive contato com o vírus. O que fazer?
Falcão diz que quem já teve contato com o vírus deve cuidar da imunidade. Por exemplo, se for se expor ao sol, proteger os lábios com hidratante labial, já que o sol diminui a imunidade local.e pelo contato direto (beijo) ou compartilhamento de objetos como copos e talheres.
Quais alimentos pioram o quadro?
Chocolate e nozes são pioram quadros de herpes. Eles aumentam a replicação do vírus, pois contêm arginina. Já a lisina, presente em carnes, peixes, alguns tipos de grão e na soja, é uma substância que ajuda a reduzir a replicação do vírus.
Existe tratamento?
O tratamento é feito com medicação antiviral e, de forma geral, deve ser oral. Compressas de soro fisiológico podem ajudar, assim como o uso de algumas pomadas, para evitar infecções secundárias.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)