26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

variedades Segunda-feira, 03 de Março de 2025, 06:54 - A | A

Segunda-feira, 03 de Março de 2025, 06h:54 - A | A

DEU NA MÍDIA INTERNACIONAL

Imprensa estrangeira repercute prêmio de Ainda Estou Aqui e destaca que filme 'fez história'

Redação

 

Reprodução

1

 

 

Ainda Estou Aqui venceu o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. A vitória inédita para o Brasil no domingo (2) repercutiu na imprensa ao redor do mundo.

 

Na disputa, Ainda Estou Aqui superou títulos com temáticas opostas. O musical Emilia Pérez, indicado a 13 Oscars e representante da França, era considerado um dos favoritos após ter vencido como Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, Critics Choice Awards e no Bafta.

 

Veja algumas manchetes:

 

Variety: "Ainda Estou Aqui faz história no Oscar como primeiro filme brasileiro a ganhar na categoria filme internacional"

 

Variety repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

Variety repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

 

 

"Ainda Estou Aqui vence Oscar de Melhor Filme Internacional, tornando-se primeiro filme brasileiro a fazer isso"

The Guardian repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

The Guardian repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

 

Revista People: "Ainda Estou Aqui, do Brasil, frustra o francês Emilia Pérez a ganhar prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025"

People repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

People repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

 

Indie Wire: "Ainda Estou Aqui vence Oscar de Melhor Filme Internacional"

Indie Wire repercute prêmio de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui — Foto: Reprodução

Indie Wire repercute prêmio de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui — Foto: Reprodução

 

Vanity Fair: "Ainda Estou Aqui ultrapassa Emilia Pérez para ganhar como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025"

Vanity Fair repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

Vanity Fair repercute prêmio de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional — Foto: Reprodução

 

 

Premiação

 

Walter Salles, diretor de Ainda Estou Aqui, recebeu a estatueta das mãos de Penélope Cruz e dedicou a vitória a Eunice Paiva:

 

"Obrigado em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro. É uma honra receber esse prêmio em um grupo tão extraordinário de cineastas".

 

 

 

"Dedico esse prêmio a uma mulher que depois de uma perda, durante um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado a ela, o nome dela é Eunice Paiva. E dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que derem vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro".

 

 

Na plateia, Fernanda Torres vibrava visivelmente emocionada com a vitória do filme brasileiro e o discurso de Walter.

 

Presente no Oscar representando a plataforma de streaming, Manuel Belmar, diretor de Produtos Digitais, Finanças, Jurídico e Infraestrutura da Globo, falou sobre a importância do prêmio:

 

"Acredito que este seja um dos momentos mais emocionantes da historia do cinema Brasileiro. Este premio é um reconhecimento merecidíssimo a Ainda Estou Aqui, mas um prêmio que alcança toda a comunidade do cinema e do audiovisual brasileiro. Para a Globo, que por décadas tem na sua missão informar e entreter atravês de conteudos relevantes e de qualidade, é uma honra ser parte deste projeto, especialmente num ano tão especial de sua historia, o seu centenário", afirmou. 

 

Filmes brasileiros que já disputaram

 

Ao longo da história, 14 filmes produzidos no Brasil foram indicados à premiação - e nunca ocorreu vitória. Entre as produções de destaque, estão Cidade de Deus (indicado a 4 categorias), O Beijo da Mulher-Aranha (4, em candidatura compartilhada com EUA) e Central do Brasil (2).

 

Sucesso no Brasil e no mundo

 

Antes de chegar ao Oscar, Ainda Estou Aqui repercutiu internacionalmente, ao ser selecionado para mais de 50 festivais e 26 premiações no Brasil e no mundo. A trajetória de sucesso iniciou com seu lançamento oficial no Festival de Veneza, em setembro de 2024, quando recebeu o prêmio de Melhor Roteiro.

 

Na temporada de premiações, a película também foi vencedora do Goya de Melhor Filme Ibero-Americano e 6 prêmios do Gold Derby Awards, um dos principais sites de crítica norte-americana. Fernanda Torres, por sua atuação na produção, também faturou o Globo de Ouro e o Satellite Awards de Melhor Atriz em Drama.

 

Primeiro Filme Original Globoplay, Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que lidera a família após o desaparecimento do marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), no início da década de 1970. Durante a ditadura militar, o ex-político foi levado por militares para prestar um depoimento e nunca mais foi visto. Seu óbito foi reconhecido somente em 1996.

 

No elenco, além de Fernanda Torres e Selton Mello, estão nomes como Fernanda Montenegro (como Eunice Paiva, na segunda fase), Valentina Herszage, Antonio Saboia, Olivia Torres, Dan Stulbach, Humberto Carrão, Camila Márdila e Daniel Dantas.

 

Nos cinemas, já foram registrados mais de 5 milhões de espectadores no Brasil – é o filme nacional de melhor desempenho após a pandemia. Em todo o mundo, conforme o Box Office Mojo, o longa arrecadou mais de US$ 27 milhões, ainda em exibição países como Estados Unidos, Portugal, França, Itália, Espanha e Austrália.

 

*Via Gshow

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia