Escolher a profissão certa quando há inúmeras opções no mercado não é uma tarefa fácil, e se torna um dos grandes desafios enfrentados por jovens que estão concluindo o ensino médio ou até mesmo por profissionais já formados e que desejam fazer uma transição de carreira. Nesses casos, o conselho de especialistas, análises de perfil e testes de orientação vocacional são fatores fundamentais que vão ajudar a não errar na hora de decidir a profissão ideal.
Josane Julião, Reitora da Hamburger University, a universidade corporativa da Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, traz dicas valiosas para quem está nessa fase decisiva. Confira!
1. Participe de feira de carreiras
Participar de feiras organizadas por faculdades e instituições de ensino pode ajudar os alunos ou futuros estudantes a encontrar oportunidades nas mais diversas áreas. Esses eventos incluem palestras, realização de jogos e simulados, oficinas profissionais, dicas de cursos e até de intercâmbio. Frequentar esses ambientes é uma ótima opção para ajudar na escolha de qual carreira seguir, pois o jovem tem a oportunidade de conhecer mais sobre as profissões e consegue ir eliminando aquelas que acreditam que sejam mais distantes do que procuram, assim que passam a conhecer melhor.
2. Identifique suas habilidades
Talento todos nós temos, basta descobrirmos qual. Uma dica na hora de escolher a futura profissão é pensar quais temas você mais tem interesse, o que mais teria orgulho ou prazer de fazer e desenvolver profissionalmente. Nem sempre aquilo em que somos bons será algo com o que iremos gostar de trabalhar, mas saber diferenciar esse ponto e ter isso em mente já é um grande passo. Por isso, é importante o jovem tentar identificar suas habilidades e pontos fortes e, desta forma, relacionar com áreas de atuação que se identifiquem.
3. Converse com profissionais da área e pesquise sobre a grade do curso
Entrevistar profissionais de diferentes áreas de interesse, ou daquelas que o jovem está em dúvida, é uma boa forma de orientação inicial, principalmente porque essas pessoas já enfrentaram diversos desafios durante a graduação, passando pela fase de estágio e, atualmente, exercem a profissão que escolheram há alguns anos e têm experiência para dar alguns conselhos àqueles que pretendem seguir a mesma profissão. Neste caso, é importante o jovem aproveitar ao máximo o encontro e tirar todas as dúvidas, pois isso pode ajudá-los a ir eliminando as opções. Outra dica é pesquisar no site da faculdade a grade do curso de interesse. Desta forma é possível ver quais as disciplinas que terá que cursar e com isso ter um direcionamento melhor se aquilo é algo que te agradará profissionalmente.
4. Tenha o apoio de psicólogos
O apoio de psicólogos pode ser primordial quando a pessoa não sabe qual futuro quer seguir e nem como começar. A aplicação do teste de aptidão profissional é um bom começo, pois ele tem como objetivo orientar as principais escolhas que envolvem a construção da carreira. Durante o diálogo, o psicólogo levantará dados relevantes sobre personalidade, preferências e objetivos pessoais para apontar as áreas com maior chance de dar certo. Essa análise permitirá encontrar as opções de capacitação mais adequadas ao perfil do estudante ou do profissional que está buscando uma mudança na carreira.
5. Faça uma Orientação Vocacional
Começar um curso sem ter certeza é arriscado. Por isso, a orientação vocacional é um dos melhores métodos para aqueles que ainda têm dúvidas sobre o futuro profissional, pois indica caminhos que estejam mais alinhados aos interesses, habilidades e aptidões de cada pessoa. Atualmente, a Arcos Dorados conta com uma plataforma educacional totalmente gratuita, online e aberta a todas as pessoas, chamada MCampus Comunidade, que oferece 14 cursos de capacitação. E para ajudar os jovens na decisão de qual profissão seguir ou até mesmo na transição de carreira daqueles que já estão no mercado de trabalho, lançou o Programa de Orientação Vocacional, cujo objetivo é recomendar as melhores carreiras de acordo com o perfil da pessoa, suas preferências e habilidades.
O Programa de Orientação Vocacional é fruto de uma aliança entre Arcos Dorados e PDA, empresa HRTech cujas soluções tecnológicas otimizam a identificação e desenvolvimento de talentos. A proposta oferece aos jovens quatro módulos que abordam diferentes conteúdos. Dentre eles, destacam-se habilidades profissionais, autoconhecimento, metas futuras, elaboração do currículo e preparação para entrevistas de emprego. Ao final do programa, o participante terá acesso a um teste vocacional que fornecerá um relatório individual com seu perfil comportamental, contendo interesses, habilidades e recomendações de carreira relacionadas.
As inscrições no Programa de Orientação da Arcos Dorados já estão abertas e qualquer pessoa pode participar, basta acessar o site https://receitadofuturo.com.br/cursos-livres/. A iniciativa faz parte do compromisso da companhia de reduzir as barreiras de entrada no mercado de trabalho formal para jovens latino-americanos.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP