Alexis Prappas/Fundtur-MS
Safári Fluvial no Pantanal
A imensa região do Pantanal, que representa o mais importante ponto turístico dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tem se beneficiado espontaneamente pela novela homônima exibida no horário nobre da TV Globo. A versão original foi transmitida em 1990, pela extinta Rede Manchete, e já havia sido um sucesso na época, como a versão contemporânea.
A visibilidade que a obra traz para a localidade aguça a curiosidade do brasileiro, e de estrangeiros, sobre a região e aumenta as oportunidades de negócio para o setor de turismo local.
Já em Porto Alegre - a segunda capital com mais procura pelo Pantanal - a busca por passagens aéreas com destino à capital mato-grossense teve um aumento de 23% no mesmo período.
"O poder que uma novela tem de colocar os holofotes apontados para uma determinada região é enorme. A teledramaturgia brasileira tem um importante papel no turismo, tanto nacional como internacional", afirma o country manager da Kayak, Gustavo Vedovato. O executivo atualiza os dados sobre as buscas pela região do Pantanal.
Em outro levantamento, comparando julho com junho de 2022, Vedovato afirma que a companhia identificou um aumento de 119% nas buscas de voos para Cuiabá e de 117% para Campo Grande.
"Ou seja, isso pode indicar que a novela também ajuda a despertar o interesse dos viajantes nos momentos de planejamento de viagens na alta temporada", disse.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, essa movimentação acentuada na região já era esperada, a partir da exibição da novela.
"Desde o ano passado, quando confirmaram as gravações no Mato Grosso do Sul, já começamos a fazer um planejamento para a promoção durante e depois da exibição da novela, pois entendíamos a grande visibilidade que a obra daria ao nosso destino", afirmou o diretor-presidente, que garante que a região não teve dificuldades em receber a dose extra de turistas.
"A localidade já é preparada, muito profissional e atende turistas de várias partes do mundo há décadas. O Pantanal sul-mato-grossense tem excelentes estruturas, especialmente nas pousadas pantaneiras. Claro que é um turismo altamente segmentado e a oferta é especializada, tanto nos municípios de Aquidauana e Miranda, onde foram feitas as gravações, quanto em Corumbá, que também sofreu um impacto positivo e onde há barcos-hotéis preparados para a pesca esportiva", afirma Wendling.
Segundo a Fundtur-MS, houve um aumento de 10,3% na taxa de ocupação média nas pousadas pantaneiras referente aos meses de janeiro a julho deste ano, comparado ao ano passado. A média em 2022 foi de 84,6%, enquanto que em 2021 foi de 81%.
Já no Aeroporto Internacional de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, no primeiro semestre de 2022, houve um aumento de 336,97% nos embarques (um total de 11.938 voos), em relação ao mesmo período de 2020, no aurge da pandemiai da Covid-19.
Pontos mais cobiçados
Com todo o alvoroço que a novela causa, é natural que os cenários que têm ligação com às gravações sejam os mais cobiçados. Para o diretor-presidente da Fundtur-MS, esta premissa se confirma.
"Os pontos que têm despertado o maior interesse dos turistas aqui no Pantanal são os especialmente próximos aos cenários de gravação da novela, nas fazendas pantaneiras de Aquidauana e Miranda. A visita aos locais representa uma possibilidade do turista poder ter contato com o dia-a-dia do homem pantaneiro, conhecer um pouco da cultura, da gastronomia e das comitivas", afirma Wendling, que considera que essa experiência local é um diferencial da região.
"O visitante pode vivenciar esse dia-a-dia, que é algo que já trabalhamos há anos como um diferencial competitivo do Pantanal. Além, é claro, da observação da fauna e da flora, e safáris fotográficos", diz.
O diretor-presidente ainda considera que este 'hype' na região vai perdurar mesmo com a fim da novela, previsto para outubro deste ano, "até porque o turismo do Mato Grosso do Sul tem estratégias pós-novela".
"A imagem do destino vai continuar muito em alta porque a novela vai passar também em outros países, então entendo que isso vai ampliar a visibilidade internacional do Pantanal", explica o executivo.
Uma informação interessante é que a novela é gravada exatamente no mesmo local que a versão da década de 1990. Ao total, seis fazendas dão suporte diretamente à produção em hospedagem, gravação ou almoxarifado, enquanto que outras dão suporte indireto.
Recuperação do setor de turismo
Com a pandemia e o isolamento social muitos setores da economia foram afetados, como os de serviço e consumo. Turismo foi uma das áreas mais atingidas, já que todo o mundo estava isolado na tentativa de conter a proliferação do vírus.
Para o country manager da Kayak, Gustavo Vedovato, a recuperação do setor já vem ocorrendo desde o ano passado. A empresa já observa uma retomada acelerada na busca por voos domésticos e internacionais, em níveis superiores aos pré-pandêmicos: "Isso não apenas no turismo de lazer, mas também no de negócios, no nomadismo digital, no trabalho remoto, nas viagens que mesclam lazer e negócios".
Para o fim do ano, o buscador de viagem prevê um aumento na busca por passagem aéreas em destinos do Nordeste, como Recife, Salvador, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Seguro e João Pessoa, além de Rio de Janeiro e Florianópolis. "Todos destinos de praia, conforme a tradição do brasileiro de passar o Ano Novo junto ao mar", afirma Vedovato.
"Nas buscas de voos para o exterior, vemos Europa com mais destaque, com Lisboa, Paris, Madrid e Roma ao lado de destinos nas Américas como Buenos Aires, Miami, Orlando, Cancun, Santiago do Chile e Nova York", finaliza.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP