12 de Outubro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,62 / EURO 6,15 / LIBRA 7,35

política Quarta-feira, 26 de Outubro de 2022, 11:04 - A | A

Quarta-feira, 26 de Outubro de 2022, 11h:04 - A | A

PAPA CONDENA USO DA IGREJA

Papa Francisco manda mensagem ao Brasil: 'Peço a Nossa Senhora Aparecida que livre o brasileiro do ódio'

O Globo

Divulgação / Vaticano

1

Chefe da Igreja Católica intercedeu pelo país na tradicional audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano

 

 

O Papa Francisco se dirigiu ao Brasil, nesta quarta-feira, durante a tradicional audiência geral que acontece na Praça São Pedro, no Vaticano. Ao final do compromisso semanal com os fiéis, o pontífice afirmou que pede a Nossa Senhora Aparecida que livre os brasileiros do ódio. A declaração foi dada pelo chefe da Igreja Católica durante a tradicional saudação que faz, em vários idiomas, a peregrinos presentes no encontro.

 

Ao fazer referência à padroeira brasileira, Francisco afirmou rezar para que a santa livre a população da violência e do sentimento de intolerância. Apesar de não fazer declaração direta ao processo eleitoral do país, a fala do líder argentino acontece a quatro dias do segundo turno das eleições presidenciais, momento em que pelo menos dois ataques políticos são registrados por dia.

 

 

Durante a campanha eleitoral, lideranças católicas têm sido alvo de episódios violentos motivados por convicções políticas. Na semana passada, um padre foi hostilizado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto celebrava a missa, no Paraná. Nas redes sociais, o cardeal Dom Odilo pedro Sherer também foi atacado por bolsonaristas por usar uma veste sacerdotal de cor vermelha.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) condenou o uso político do tema na campanha eleitoral. Por meio de nota divulgada no inicio de outubro, a arquidiocese condenou o que chamou de "exploração da fé" para ganhar votos. O posicionamento aconteceu após a ida de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, aos festejos do Círio de Nazaré, em Belém (PA). Na ocasião, a Arquidiocese de Belém afirmou que "não houve nenhum convite a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal" e que "não permite uso político ou partidário" do evento.

 

Bolsonaro também participou dos festejos pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida (SP), onde foi recebido com aplausos e vaias. O padre Eduardo Ribeiro, coordenador da celebração, precisou pedir silêncio à plateia. Em entrevista concedida depois de uma das missas da manhã, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, foi questionado sobre um possível uso eleitoral da presença de Bolsonaro nas celebrações do dia. Ele disse que iria receber o presidente "com todo o respeito", mas cobrou "identidade religiosa" dos fiéis, sem citar o visitante.

 

Benigna Cardoso da Silva

 

Em seu discurso, o papa citou ainda a beatificação de Benigna Cardoso da Silva, mais conhecida como menina Benigna. Ela foi reconhecida pela igreja, nesta segunda-feira, em uma cerimônia no município do Crato, interior do estado do Ceará. O pontífice saudou a jovem mártir nesta quarta, enfatizando que "o seu exemplo nos ajude a ser generosos".

 

O título de beata já havia sido concedido pelo Vaticano à cearense em outubro de 2019, mas demorou a ser oficializado por conta da pandemia de Covid-19. Assassinada a golpes de facão em 1941, a adolescente foi morta depois de recusar um rapaz de 17 anos que tentou violentá-la.

 

 

Leia o discurso na íntegra:

 

Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, em especial quantos vieram de São Salvador da Bahia, Anicuns, Taubaté e São Paulo. Queridos irmãos e irmãs, anteontem, em Crato, no Estado brasileiro do Ceará, foi beatificada Benigna Cardoso da Silva, uma jovem mártir que, seguindo a Palavra de Deus, manteve pura a sua vida, defendendo a sua dignidade. O seu exemplo nos ajude a ser generosos discípulos de Cristo. A vida do mundo depende do nosso testemunho coerente e alegre do Evangelho. Um aplauso à nova beata! Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia