11 de Julho de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,54 / EURO 6,49 / LIBRA 7,52

política Segunda-feira, 28 de Junho de 2021, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 28 de Junho de 2021, 07h:00 - A | A

AOS 90 ANOS

Ex-presidente FHC critica Bolsonaro e recomenda que Lula não seja candidato: 'Mais do mesmo'

Sputniknews

 

Aos 90 anos, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirma que, se fosse o Lula, não entraria em uma terceira candidatura" em 2022.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) afirma que falta comando e sensibilidade em Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia do novo coronavírus. 

"Já fui presidente e sou cuidadoso para não jogar a culpa no presidente. O caso do coronavírus, obviamente, é um vírus. Algumas pessoas pegariam de todo jeito. Mas a falta de cuidado parece ser grande. Ele fala e depois pensa. E isso é ruim porque a palavra do presidente tem um valor simbólico muito grande", disse FHC durante entrevista à emissora Band.

O ex-presidente caracteriza o atraso da vacinação contra a Covid-19 no Brasil como "trapalhada". "Vão acusá-lo de várias responsabilidades, e algumas ele tem. Mas não adianta tapar o sol com a peneira, tem que enfrentar. Sei que é difícil e, por isso, não jogo mais uma pá de cal em cima", complementa.

 

Lula faz discurso no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP).
© AFP 2021 / MIGUEL SCHINCARIOL
Lula faz discurso no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP).

 

Eleições 2022

Questionado sobre o pleito de 2022, Fernando Henrique Cardoso manifesta preocupação com o enfraquecimento do centro político. "É preciso um centro que olhe para o povo".

"Da última vez, eu votei em branco. Espero que apareça um candidato que expresse um sentimento mais democrático e mais construtivo. Mas, se não houver isso, no Bolsonaro eu não voto", garante o ex-presidente.

Para FHC, Lula não é alternativa à Bolsonaro é apenas "mais do mesmo".

"Lula é a repetição de uma fórmula que nós já conhecemos: o estado mais forte com muito apoio à iniciativa privada. Pode ser um caminho de crescimento, mas não é disso que o país precisa. Se eu fosse o Lula, não entraria em uma terceira candidatura", conclui.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

 

 



Comente esta notícia