09 de Dezembro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 6,09 / EURO 6,44 / LIBRA 7,77

política Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024, 06:54 - A | A

Quarta-feira, 06 de Novembro de 2024, 06h:54 - A | A

DEU TRUMP!

Donald Trump vence Kamala Harris e é eleito presidente dos EUA

Redação

 

Getty Images

1

 

 

Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos, segundo projeção da CNN. Ele voltará à Casa Branca após quatro anos para um segundo mandato.

 

O empresário derrotou a vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que havia vencido Trump em 2020.

 

Ele conseguiu o número necessário de delegados – figura do sistema eleitoral americano – para ser eleito no Colégio Eleitoral. 

 

CNN pode projetar esse resultado com base nos votos que já foram contados em diversos estados e estimativas de quantas cédulas ainda precisam ser contabilizadas.

 

Quem é Donald Trump?

 

Filho de Fred e Mary Anne Trump, o republicano nasceu em uma família que fez fortuna no ramo da construção civil.

 
 
 

Formado na Universidade da Pensilvânia, assumiu os negócios em 1971 e passou a comandar a empresa que, mais tarde, ficaria conhecida como a Organização Trump.

 

A disputa pela Presidência dos Estados Unidos em 2016 marcou a primeira vez que o empresário se candidatou para qualquer cargo público — e venceu.

 

O mandato de Trump é lembrado por grande parte da população americana como um período de crescimento econômico, sendo essa uma das pautas que o republicano tem maior nível de confiança entre os eleitores.

 

 

Premiê britânico parabeniza Trump

 

Keir Starmer, premiê trabalhista do Reino Unido, parabenizou Donald Trump pelo que descreveu como uma "vitória histórica nas eleições".

 

"Espero trabalhar com você nos próximos anos", afirmou Starmer, acrescentando: "Como aliados mais próximos, estamos juntos na defesa dos nossos valores comuns de liberdade, democracia e empreendedorismo."

 

"De crescimento econômico e segurança até a inovação e a tecnologia, tenho certeza de que a relação especial entre Reino Unido e Estados Unidos continuará a prosperar de ambos os lados do Atlântico nos próximos anos." 

 

Bolsonaro

 

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), comemorou, antes do resultado oficial, a vitória de Donald Trump e sua provável volta à Presidência dos Estados Unidos.

 

"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro", publicou em sua conta no X (antigo Twitter).

 

"Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países", afirmou Bolsonaro.

 

"Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades."

 

*Via CCC/BBC News

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia