MATO GROSSO, 17 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,38 / EURO 5,76 / LIBRA 6,82

política Sábado, 26 de Junho de 2021, 10:14 - A | A

Sábado, 26 de Junho de 2021, 10h:14 - A | A

POLÍTICA

Deputado defende voto impresso e convoca população para manifestação neste domingo

Assessoria

Reprodução

1

 

Diante dos questionamentos sobre a confiabilidade da urna eletrônica, o deputado federal José Medeiros (Podemos) defende o voto impresso auditável e convoca a população mato-grossense para participar de uma carreata, neste domingo (27), às 15 horas, em defesa da transparência do processo eleitoral brasileiro. Em Cuiabá, a concentração da carreata será na Praça das Bandeiras. Além do voto impresso,  a manifestação também será de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

“Os movimentos de direita de todo o país voltam às ruas, neste domingo, para apoiar o projeto de lei de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que prevê a obrigatoriedade do voto impresso já para a eleição do próximo ano. Ao contrário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o projeto representa o desejo de milhares de brasileiros. Além disso, o ato de domingo também será para reforçar o nosso apoio ao presidente Bolsonaro", frisa o deputado, que é vice-líder do governo na Câmara Federal.

Para Medeiros, apenas o voto eletrônico não dá segurança jurídica necessária ao eleitor e fere os princípios de publicidade e transparência. 

"Todo sistema eletrônico no mundo já foi invadido, mas será que apenas a urna eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral não? Para apequenar o debate, o  presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, vem tentando desqualificar o movimento em defesa do voto impresso auditável. No entanto, o voto impresso já é defendido por boa parte da população brasileira, que só deseja eleições mais seguras". 

O parlamentar esclarece que o voto impresso não significa o fim da votação eletrônica.

“O projeto propõe que uma cédula seja impressa logo após a votação na urna eletrônica, oportunizando que o eleitor possa conferir seu voto de forma mais transparente. Em seu projeto, a deputada Bia Kicis argumenta ainda que a materialização do voto eletrônico seria a solução para que as votações eletrônicas possam ser auditadas de forma independente”, comenta Medeiros.

O parlamentar lembra ainda, que alguns movimentos de direita também pedem contagem pública total dos votos.

Agenda

Medeiros, que a convite do presidente Bolsonaro está acompanhando a agenda presidencial neste final semana, participará da carreata em Brasília junto com parlamentares e lideranças políticas que fazem parte da base de sustentação do governo Federal.

"Nesta sexta-feira (25), estivemos em Sorocaba (SP) participando da inauguração do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0. O centro foi criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para estimular o desenvolvimento tecnológico por meio do projeto piloto em 5G que será replicado por indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações. Essas novas tecnologias serão aplicadas em várias áreas, inclusive no agronegócio que é a base da economia de Mato Grosso. Vamos discutir com o Ministério da Ciência e Tecnologia a possibilidade de instalar um centro de excelência em nosso estado", informa Medeiros.

Ainda nesta sexta, Medeiros acompanhou o presidente em visita às obras da Arena Condá, na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, e participou de um encontro com empresários da região Sul do país.

Neste sábado, Medeiros acompanha Bolsonaro em um passeio de moto promovido por apoiadores do presidente. O passeio sairá de Chapecó e vai até a cidade vizinha de Xanxerê, onde Bolsonaro inaugura uma agência da Caixa Econômica Federal.

"Enquanto o presidente trabalha, tem um bando de desocupados criticando o governo e atrapalhando o desenvolvimento do país", critica o deputado.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia