Não é de hoje que a mulher luta em batalha desigual com os homens por mais espaço, principalmente no trabalho e também política.
Juliana Saturno é uma contadora, filha de um pedreiro e uma costureira. Se formou como bolsista, e a mãe, Dona Doraci e seu pai, Seo Lourival, trabalharam arduamente para sustentar os demais irmãos e também comprar os livros necessários à formação dela e os irmãos.
VOCAÇÃO A FLOR DA PELE
Sua vocação à causas sociais começou quando há muitos anos, Juliana começou ajudando moradores de rua a encontrar abrigo, tratamento de saúde, ou a conseguir passagem de volta para retornar à sua terra natal, como é o caso de Rafael Lopes, um pedinte no semáforo da avenida Mato Grosso com Prainha.
Juliana, é mãe de Riquelme, um rapaz de 17 que portador de autismo, e uma das mães fundadoras da Associação Mato-grossense de Dislexia. Seu maior desafio é fazer com que crianças especiais e suas famílias possam ser melhores assistidas pelo poder público, com ensino mais especializado e tratamento de saúde mais acessível estas famílias e seus filhos especiais.
PERSISTÊNCIA
Sua persistência a fez ser ouvida na audiência pública da Câmara Municipal de Cuiabá, em 27/11/1919, onde fez ressoar entre os vereadores, o grito de socorro destas famílias e seus membros com necessidades especiais. Ao que parece, a sensibilidade dos então vereadores durou pouco, e nada além de promessas foi feito.
Juliana Saturno sempre enfrentou de frente os desafios para a inserção da mulher na política. Na sua justa ótica, se mais mulheres ocupassem mais cadeiras nas câmaras de vereadores, deputados e senado, por exemplo, haveria melhor equilíbrio, e a sensibilidade feminina beneficiaria
sobremaneira toda a sociedade e principalmente a população local, caso mais mulheres fossem eleitas vereadoras.
MULHERES POR MULHERES
Em uma conversa mais de perto com Juliana Saturno, ela me confidenciou o que todos já sabemos, ou seja, que a mulher só consegue entrar na disputa por força de cota por lei, e que às próprias mulheres, na maioria da vezes votam em homens e não nelas mesma. Segundo ela, às mulheres precisam acreditar mais nelas, na sua capacidade e sensibilidade feminina para dar sua contribuição não só para o país, mas também ao povo cuiabano, que merece mais carinho e respeito por parte dos representantes eleitos.
Juliana Saturno é mais uma das valentes guerreiras que lutam por mais igualdade, mais espaço e mais justiça social.
Juliana deixa claro o anseio por mudança, e isso a motivou a ser candidata a vereadora por Cuiabá, pois sonha ver uma câmara mais atuante e realmente empenhada em projetos que contribuam para uma Cuiabá mais justa e mais gentil com sua brava gente.
Juliana é uma mulher em meio a muitas lutas, mas que não foge do campo de batalha por mais forte que seja o inimigo, e briga por uma vaga na câmara de vereadores de Cuiabá no pleito desse ano.
*CARLOS RIZZO é empreendedor, em Cuiabá.
*Os artigos são de responsabilidade seus autores e não representam a opinião do Mídia Hoje.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook: (CLIQUE AQUI)