Sou médico, professor e funcionário público e gostaria que vocês me acompanhassem no número de feriados que comemoramos nestes próximos vinte e dois dias, com três domingos e três sábados que são dias quebrados de meio expediente, quando muito.
São eles:
12 de outubro é o “Dia de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil”, e mais conhecido atualmente como “Dia das Crianças”, dia de festas para o comércio e um dos dias campeões em vendas.
Também o Santuário da Aparecida, em São Paulo, recebe romarias de católicos, incrementando o turismo.
No ano de eleições até candidatos agnósticos e dos partidos comunistas frequentam as missas no Santuário.
15 de outubro é comemorado o “Dia do Professor”, com festas e bailes oferecidos pelos seus sindicatos. No período eleitoral os políticos costumam patrocinar estas festas.
18 de outubro é o “Dia dos Médicos” festejado pelos médicos, hospitais e empresas de saúde.
Os hospitais privados oferecem café da manhã com brindes ao seu corpo clínico.
As empresas que prestam serviços médicos, oferecem jantares, com shows de cantores sertanejos de Goiás, distribuem mimos e sorteios valiosos aos médicos, muitos se esquecendo de Sócrates, o Pai da Medicina e seus ensinamentos, e de São Lucas, o Padroeiro dos Médicos.
Quando cheguei em Cuiabá (1964) as comemorações iniciavam com uma missa na capela da Santa Casa da Misericórdia seguida de almoço no Clube Sayonara no Coxipó, com a banda do Neurozito animando os bebes, e comes que terminavam ao anoitecer.
Havia também o rei e a rainha da festa, encarregados dos patrocínios e organização da festa.
Regina, minha mulher foi rainha no ano que o rei foi o Dr. Emanuel Figueiredo, casado com uma corumbaense lindíssima.
28 de outubro é o “Dia do Servidor Público”, também conhecido como “Dia do Funcionário Público”.
Segue a lista de festejos com comes e bebes, sempre oferecidos pelos seus sindicatos.
01 de novembro é o “Dia de Todos os Santos”.
Muita gente aproveita o dia santificado para pescar ou tirar umas feriazinhas “enterrando” o resto da semana, numa cidade do litoral do Brasil, podendo ser na “queridinha dos brasileiros” – o Rio de Janeiro, com as suas incomparáveis belezas naturais.
02 de novembro é o “Dia de Finados” e os cemitérios recebem milhares de pessoas.
Em alguns são celebradas missas nas suas capelas, com sepulturas cuidadas, cheias de flores e velas.
Do lado de fora do cemitério a cada ano aumenta mais o comércio clandestino de flores, velas e comidas, dos bolos de arroz e de queijos, até “as quentinhas”, com água, sucos refrigerantes e caldo de cana.
O que fazer com tantas festas, sendo que este ano teremos um mês de Copa do Mundo no Catar, terminando nos períodos das festas natalinas.
O “Ano Novo” se inicia com o carnaval, Semana Santa, Festas Juninas e os deputados federais e senadores trabalhando de terças às quintas nos dias da semana, quando não estão viajando em “Missões Oficiais”.
E o judiciário com as suas inúmeras férias.
Que país é este de feriados?
*Gabriel Novis Neves
https://bar-do-bugre.blogspot.com
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP