06 de Dezembro de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 6,00 / EURO 6,35 / LIBRA 7,65

geral Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 09:16 - A | A

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 09h:16 - A | A

VACINAÇÃO EM MT

(VÍDEO) Governador afirma que vacinas chegam em Mato Grosso ainda nesta segunda-feira (18)

Redação

REPRODUÇÃO

WhatsApp Image 2021-01-18 at 09.31.52.jpeg

 

O governador Mauro Mendes afirmou que as vacinas contra a covid-19 chegam em Mato Grosso ainda nesta segunda-feira (18.01).

Mauro Mendes esteve reunido nesta manhã com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores, para discutir a distribuição dos imunizantes.

reprodução

WhatsApp Image 2021-01-18 at 09.25.56.jpeg

 

A reunião ocorreu no Centro de Distribuição de Medicamentos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), local onde as vacinas estão armazenadas.

Ao todo, 65,7 mil doses serão enviadas nesta segunda. Mauro usou as redes sociais para fazer o anúncio de que a vacina chega ainda hoje em Mato Grosso. “Estou neste momento na reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e demais governadores para discutir a distribuição das vacinas contra a Covid-19”. A vacina chega ainda hoje e estaremos distribuindo para os municípios em tempo recorde", explicou.

Conforme o governador, neste primeiro momento atenderão primeiro os grupos prioritários, a exemplo dos profissionais da saúde.

O governador ainda reforçou que o Estado “terá uma vacina segura, aprovada pela Anvisa, para imunizar a nossa população e evitar hospitalizações e mortes”. A primeira vacina a chegar será a CoronaVac, produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac. O imunizante teve autorização emergencial da Anvisa aprovada no domingo (17). Os resultados do primeiro estudo com essa vacina mostram que ela conseguiu evitar 100% dos casos graves e mortes, além de reduzir os casos leves. A eficácia global é 50,4%.

"Essa quantidade foi distribuída proporcionalmente aos estados. Agradeço o trabalho do nosso secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, assim como de toda a equipe da Saúde", pontuou.

Além de receber as doses da vacina, o governo e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) preparam a logística do Sistema Único de Saúde (SUS) com distribuição das doses e das seringas, entre outros materiais necessários para a aplicação do imunizante. O secretário Gilberto Figueiredo explicou que toda a logística de distribuição do imunizante já está pronta.

"Assim que a vacina chegar, vamos distribuir rapidamente para fazer chegar a todos os postos de vacinação", disse.



Cronograma

De acordo com o governador, nos próximos dias deverão chegar mais doses de vacinas a Mato Grosso, dentro do Plano Nacional de Imunização, para imunizar toda a população.

"O Governo Federal centralizou a aquisição de vacinas. Tentamos comprar direto por Mato Grosso, mas recebemos uma negativa. Estamos conversando com outros laboratórios, mas é muito difícil, então vamos seguir o Plano Nacional de Imunização", relatou.

Apesar de as vacinas estarem chegando gradualmente, Mauro Mendes reforçou a importância de continuar a tomar as medidas de segurança contra a transmissão do vírus.

"Vamos manter as medidas farmacológicas, porque elas são importantes e podem salvar a vida de muitos mato-grossenses", concluiu.

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia