Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a adminstração do Complexo Pomeri vai beneficiar adolescentes internados nos centro socioeducativos masculino e feminino. Os livros, doados pela comunidade para a rede de Bibliotecas Municipais Saber com Sabor, passaram por um processo de seleção e higienização, e agora vão servir para auxiliar na ressocialização. A Secretaria Municipal de Educação (SME), possui seis bibliotecas municipais ‘’Saber com Sabor’’, que atendem a população com objetivo de criar espaços dinâmicos de literatura, conhecimento, cultura, lazer e entretenimento.
Nos espaços, os visitantes encontram um acervo de cerca de 72 mil livros de Literatura Infantil, Infanto Juvenil, Clássicos da Literatura Brasileira e Estrangeira e da Cultura Mato-Grossense de diversos autores e estão localizadas nos bairros Pedregal, Osmar Cabral, Pedra 90, Cidade Verde, Santa Izabel e Centro.
Neste momento, em razão da pandemia, as bibliotecas estão fechadas, mas os técnicos, continuam o trabalho de manutenção e cuidados com os exemplares. Os livros provenientes de doações são encaminhados para uma das unidades da rede Saber com Sabor, localizada no bairro Pedregal em Cuiabá, onde são separados e higienizados.
“Os livros são doações de diversos setores da sociedade, aqui separamos por gênero didático, e fazemos a higienização. Os que não têm condições de uso, mandamos para uma empresa de reciclagem’’, relatou a Técnica Multimeio Didático (TMD), Camila Miranda.
E foi através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que o sistema Socioeducativo, solicitou uma doação de 400 livros, que serão utilizados em rodas de leitura e oficinas de letras de músicas, fichamento de livro, literatura na tela, varal poético, contos motivacionais e painel biográfico, para cerca de 60 adolescestes internados no complexo Pomeri, após cometerem atos infracionais.
Conforme o agente do Socioeducativo, Jean Monteiro, a leitura vai dar um incentivo à leitura e proporcionar oficinas de orientação profissional, arte reflexão e recreação esportiva aos adolescentes.
"Mais do que apenas ler, a Oficina de Incentivo à Leitura é uma ferramenta para que o adolescente comece a transformar a sua própria realidade. No processo de socio educação devem pensar no que fizeram, no que fazem e no que pretendem fazer. Percebemos um aumento na autoestima com a execução do projeto, já que eles se sentem com mais capacidade de reflexão, além de mais motivação para planejar o futuro’’, relatou Jean.
Ainda conforme Jean, “a literatura juvenil serve de inspiração, pois demonstram que é possível extrair o melhor que existe dentro deles, fazer do mundo um lugar melhor para si e para os demais a sua volta."
A coordenadora das Bibliotecas Municipais Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves falou sobre a parceria com o Complexo Pomeri e a importância da leitura na formação das crianças, adolescente e jovens. "A rede de Bibliotecas Municipais Saber com Sabor sempre trabalha com o incentivo à leitura criando oportunidades para que os livros saiam das prateleiras chegando as pessoas através das parcerias e dos projetos criativos visando a disseminação do prazer em ler junto a sociedade cuiabana. Para isso, sempre está aberta para novos parcerias", salientou Edvair Pereira Alves.
A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar ressaltou a importância de iniciativas como essa para incentivar a leitura entre os jovens e adolescentes. “Além de adquirirem conhecimento, os adolescentes melhoram o seu desempenho acadêmico e contribuem de forma efetiva na sua formação como cidadãos”, destacou Débora Marques Vilar.
Se você possui livros que queira doar, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria das Bibliotecas Municipais Saber com Sabor, pelos telefones 3645 6532 ou 3313 3045 ou ainda pelo e-mail, [email protected].
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP