26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

geral Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022, 07h:00 - A | A

CURA DA AIDS

Pesquisadores confirmam 4º paciente de HIV curado

Engenharia Hoje

1

 

 

A cada dia que passa temos um avanço nas pesquisas pela cura do HIV, isso é inegável. Uma prova disso foi no último dia 27 de julho, quando houve o 4º registro de um paciente curado do vírus que até então foi um terror para a sociedade.

 
 

Foram os pesquisadores do City of Hope National Medical Center que confirmaram com pesquisas e exames a próxima cura do vírus do HIV. Então, os médicos responsáveis fizeram o anúncio da descoberta em uma convenção no Canadá sobre a AIDS

 

 

O paciente que foi curado do HIV tem 66 anos, e foi testado positivo em 1988, desde então convive com a doença. Segundo os médicos responsáveis por esse paciente, ele foi curado da doença por conta de um transplante de medula óssea para tratar a leucemia.

 

Pode até ser contraintuitivo pensar nisso, mas acabaram curando o paciente da doença sem querer. Isso porque o transplante de medula era para um tratamento para câncer do sangue, que pede por um transplante de medula.

 

 

No entanto, o que era para ser apenas um transplante para tratar o câncer, acabou virando a cura do HIV desse paciente. Ainda assim, o câncer também foi curado com esse transplante, o que foi uma notícia ótima para o idoso.

 

Por que esse transplante fez a cura do HIV?

 

O transplante de medula óssea acabou acarretando uma mutação do gene CCR5, que terminou sendo responsável por parar a multiplicação do vírus. Dessa forma, de pouco em pouco o paciente foi se curando e, em 17 meses, ele não tinha mais a doença.

 

De qualquer forma, o transplante foi uma medida acidental para o tratamento do HIV. Sendo assim, o paciente permanece em observação, mesmo estando há 17 meses sem tomar medicação.

 

A descoberta da mutação do gene foi um grande avanço para a medicina genética do mundo, provando ser possível uma mudança nos padrões das doenças que conhecemos hoje em dia.

 

A terapia em casos semelhantes

 

Como você deve imaginar, curar uma doença como essa não é uma tarefa simples. Mesmo que isso já tenha acontecido 4 vezes, cada caso precisou de uma medida, pois a doença se manifesta de diferentes formas.

 

Mesmo assim, o tratamento que usaram nesse caso acabou sendo muito relevante quando o objetivo for tratar às duas doenças ao mesmo tempo. Portanto, idosos com leucemia e HIV conseguem fazer o mesmo tratamento e talvez ter um resultado parecido como esse.

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia