27 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,50 / LIBRA 7,58

geral Sábado, 07 de Outubro de 2023, 05:53 - A | A

Sábado, 07 de Outubro de 2023, 05h:53 - A | A

SEGURO PARA PRODUZIR

Os desafios do seguro agrário na nova realidade climática; tema foi discutido em congresso internacional

Redação

 

1

 



A cidade espanhola de Jerez de la Frontera, em Andaluzia, na Espanha, foi sede do Congresso Internacional de Seguro Agrário nesta semana. O sistema espanhol de Seguros Agrícolas conta com mais de quatro décadas de experiência, período em que se consolidou e se aperfeiçoou como ferramenta fundamental para manter a renda de quem vive da agricultura. Além do Brasil e Espanha, também participaram representantes dos Estados Unidos, França, Itália, Chile e Comissão Europeia, e especialistas da Universidade Politécnica de Madrid e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU/FAO). 

 

“Foi uma grande oportunidade de compartilhar aprendizagem e intercâmbio com as demais entidades do setor de seguro de outros países a fim de aprimorar o instrumento como gestão de risco diante de nova realidade climática global", observa o diretor de Gestão de Risco do Ministério da Agricultura e Pecuária, Jônatas Pulquério. 

 

“O aumento de eventos climáticos adversos afeta negativamente tanto a produção agrícola quanto a própria estabilidade do mercado de seguro
rural, por isso é de grande interesse buscar fóruns de discussão nos quais possamos compartilhar experiências e encontrar soluções para que o seguro agrícola possa continuar respondendo ao setor, prioritário para garantir a segurança alimentar” salienta Pulquério, que acrescentou ter constatado no evento a necessidade de seguir proporcionando aos agricultores um sistema de gestão de riscos. 

 

Para ele, um dos objetivos da gestão de riscos é incrementar a resiliência da produção agrícola, com medidas de adaptação e mitigação frente à mudança climática, que é um fenômeno global, o qual acaba por elevar a sinistralidade na agricultura a níveis nunca antes observados em todo o planeta. 

 

“É imprescindível o apoio do setor público para garantir o acesso ao seguro e ampliação da rede de atendimento para novas fronteiras agropecuárias, buscando o equilíbrio do mercado segurado", conclui. 

 

Um dos temas abordados durante o encontro foi a questão da sustentabilidade, tema comum a todos os participantes, pois é um desafio global que requer uma resposta global. 

 

Também esteve presente no evento o coordenador operacional de Seguro Rural, Luís Augusto Crisóstomo de Sousa, que proferiu palestra
no dia 5 (quinta-feira) sobre o *Sistema Brasileiro de Seguros Rurais: Evolução, Situação atual e Perspectivas diante da nova realidade climática*.

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia