30 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,63 / EURO 6,43 / LIBRA 7,56

geral Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 13:12 - A | A

Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 13h:12 - A | A

VACINA COVID-19

Moderna diz que priorizará entrega de vacina aos países que já fecharam acordo com farmacêutica

Extra

Reprodução

1

 

O diretor-geral da empresa de biotecnologia americana Moderna, que desenvolve uma das principais vacinas candidatas contra a Covid-19, disse nesta terça-feira aos europeus que o prolongamento das negociações para a compra de sua vacina contra a Covid-19 pode atrasar as entregas. A empresa dará prioridade aos países que já compraram, como Estados Unidos, para o qual já têm "milhões de doses armazenadas".

— Está claro que o atraso não limitará a quantidade total, mas atrasará a entrega — disse Stéphane Bancel em uma entrevista com a AFP ao referir-se à Europa.

Por outro lado, os EUA têm 100 milhões de doses reservadas desde o início de agosto e "vários milhões de doses já armazenadas" no país, prontas para serem entregues às autoridades americanas quando sua comercialização for autorizada. Especula-se que a liberação ocorrerá em dezembro.

O Brasil não tem, no momento, nenhum acordo com a farmacêutica Moderna para compra e distribuição do imunizante. Também não há voluntários brasileiros participando do teste.

Em julho, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil estava em negociações para uma possível compra com prioridade da candidata da farmacêutica.

Na última segunda-feira, a Moderna anunciou que sua vacina experimental é quase 95% eficaz para proteger as pessoas do coronavírus. O índice aumenta ainda mais as expectativas por uma solução para a pandemia do Sars-CoV-2, depois que Pfizer/BioNTech publicaram descobertas semelhantes na semana passada sobre sua vacina.

Desde o verão boreal, a Moderna estabeleceu negociações com a Comissão Europeia sobre a compra de 80 milhões de doses da vacina, mas nenhum contrato foi assinado, disse Bancel na sede da empresa em Cambridge, Massachusetts.

Enquanto isso, a Moderna, que desenvolveu sua vacina em conjunto com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, assinou acordos para fornecer a vacina com o Canadá, Japão, Israel, Catar e Reino Unido.

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia