25 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,49 / LIBRA 7,59

geral Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 06:19 - A | A

Terça-feira, 01 de Abril de 2025, 06h:19 - A | A

LULA NA SEXTA NO XINGU

Lula confirma viagem ao território Xingu; Cacique Raoni deve pedir asfalto na MT-322

Redação

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil

1

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará à Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, nesta sexta-feira (4). Na ocasião, o presidente visitará a Aldeia Piaraçu, para se encontrar com o Cacique Raoni Metuktire, uma das mais reconhecidas lideranças indígenas do Brasil no exterior, bem como outros chefes locais.  

 

O convite para a visita ao território foi feito no mês passado, quando o presidente recebeu lideranças da região no Palácio da Alvorada. Entre os pontos que devem ser abordados durante a viagem de Lula ao Xingu, estão segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas. Lula retornou no último domingo (30) de uma viagem de uma semana para o Japão e o Vietnã. 

 

O Parque Nacional Indígena do Xingu ocupa uma área de mais de 2,6 milhões de hectares, em uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia, onde vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias e territórios: Yawalapiti, Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai e Yudja.

 

Asfaltamento

 

Apesar de não constar nos 'assuntos oficiais' em discussão durante a visita, o pedido de asfaltamento da MT-322, que garantiria o acesso pavimentado à região do Xingu, certamente vai ser lembrado pelo líder índígena na visita.

 

Secom/MT

1

Visita ao presidente do Ibama: na pauta, asfaltamento da MT-322

 

No último mês de fevereiro Raoni Metuktire e o governador Mauro Mendes (União Brasil) se reuniram, em Brasília, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Rodrigo Agostinho, e pediram autorização do órgão para asfaltamento da MT-322, na região do Xingu. Raoni argumentou que a estrada está em péssimas condições, com atoleiros devido às chuvas, e que a situação impede o acesso dos indígenas à saúde. 

 

"Eu já falei com o governador que precisamos arrumar a estrada que passa na nossa terra. Está muito ruim a estrada. E esse asfalto deve ser feito até a beira do rio, para garantir um melhor tráfego de veículos, e das pessoas", afirmou Raoni, na oportunidade. 

 

A MT-322 liga a região norte de Mato Grosso a São José do Xingu, a 931 km de Cuiabá, no Araguaia. 

 

*Com Agência Brasil

 

 

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia