— Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã de 7 de setembro e 2021, Dia da Independência do Brasil
Jornais de outros países publicaram textos em que explicaram o contexto em que acontecem as manifestações a favor do governo de Jair Bolsonaro.
'New York Times', dos Estados Unidos
O “New York Times” publicou uma reportagem com o título “Protestos a favor de Bolsonaro podem ser um prelúdio a um golpe, dizem críticos”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/5/m/jnMFmlThmJGnreXdBbvg/ny-times-repercute.jpg)
Imagem de texto do 'New York Times' sobre manifestações a favor de Bolsonaro — Foto: Reprodução/NYTimes
O texto afirma que o presidente brasileiro tem enfrentado uma queda nas taxas de aprovação, uma economia que cambaleia e investigações judiciais e, nesse contexto, convocou as manifestações desta terça-feira.
“Nos últimos dias, o presidente descreveu o momento como o ponto de ‘ou vai ou morre’ de seu movimento político, pedindo para que a considerável minoria de eleitores que o apoia vá às ruas”, publicou o jornal.
O jornal argentino “La Nación” também publicou uma reportagem sobre os protestos desta terça-feira no Brasil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/C/7/lVS0XHTBCjlFmhuvklNg/la-nacion-bolsonaro.jpg)
Imagem do jornal 'La Nación' sobre as manifestações pró-Bolsonaro, em 7 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/La Nación
“Minutos depois de participar de uma cerimônia com ministros e legisladores no Palácio da Alvorada em que a bandeira brasileira foi içada, o presidente Jair Bolsonaro deu uma forte declaração sobre o Supremo Tribunal Federal”, publicou o jornal argentino. Eles, então, reproduziram uma mensagem de Bolsonaro que dizia que “Ou o chefe desse poder enquadra o seu, ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos", disse, em alusão à suprema corte.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/o/onWWzrRauLX2wZjqaHDw/clarin-reproducao.jpg)
Reprodução da reportagem do 'Clarín' sobre manifestações a favor de Jair Bolsonaro no Brasil — Foto: Reprodução/Clarín
O "Clarín" também destacou as falas de Bolsonaro conta a Justiça. "Nas últimas semanas, Bolsonaro intensificou as críticas contra os juízes Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal, e repetiu a expressão de que não vai transgredir as 'quatro linhas' da Constituição", diz o jornal.
'The Guardian', do Reino Unido
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/m/Q/8mUw5OT9maTYKIhAJz9Q/guardian-reproducao.jpg)
Reprodução do 'The Guardian', que publicou um texto sobre as manifestações do dia 7 de setembro — Foto: Reprodução/The Guardian
O “The Guardian” abriu o texto com os desentendimentos entre a polícia e apoiadores de Bolsonaro logo cedo em Brasília. O texto cita imagens de vídeo em que policiais jogam spray de pimenta nos manifestantes.
“Muitos cidadãos temem que haja violência quando os apoiadores de Bolsonaro forem às ruas para exaltar o líder, cujas taxas de aprovação caíram como resultado de escândalos de corrupção que envolvem seus aliados e familiares e a forma como ele gerenciou a pandemia de Covid-19, que matou mais de 580 mil pessoas [no Brasil]”, diz o texto.
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)