Arquivo Pessoal
Reunião nesta segunda-feira (5) entre governador, deputados e lideranças das forças de segurança
As forças de segurança pública receberão para aplicação imediata cerca de 3.500 doses da vacina contra a Covid-19. A partir de agora, também, 5% de todos os lotes de vacina enviados a Mato Grosso serão destinados à segurança pública. A confirmação foi dada nesta segunda-feira (5), durante reunião entre o governador Mauro Mendes (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), deputados estaduais da Comissão de Segurança Pública do legislativo estadual, secretários de Estado e lideranças de sindicatos e associações ligadas às forças de segurança.
"O governador passou posição e pelo menos agora temos um rumo, um norte sobre a vacinação dos policiais em Mato Grosso. Vamos acompanhar para que haja o cumprimento", informa o presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil (Sinpol-MT), Glácio de Abreu Castañon.
Ele informou que as lideranças das categorias estiveram reunidas primeiro com deputados que compõem a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, João Batista (Pros), Delegado Claudinei (PSL) e Sargento Elizeu (DC), sendo o grupo recebido pelo presidente da AL, Max Russi.
"O deputado Max agendou uma reunião com o governador logo em seguida, e o governo nos apresentou o calendário de vacinação que havíamos solicitado na semana passada", informou, avaliando que o cronograma apresentado pode não ter sido o ideal, "mas foi o que conseguimos junto ao governo de Mato Grosso".
Segundo Castañon, o efetivo das forças de segurança no Estado é estimado em 15 mil profissionais e a previsão é de que todos estejam vacinados até o final deste mês. O critério de vacinação nas forças policiais será o de idade, em ordem decrescente.
Ameaça de paralisação
Lideranças de várias categorias das forças policiais protocolaram ofício na Casa Civil, na semana passada, cobrando uma posição do governo sobre a vacinação. Elas ameaçavam uma paralisação à partir desta segunda-feira.
Em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa, o governador Mauro Mendes informou que conseguiu a aprovação, junto ao Ministério Público Estadual e ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, para aumentar o percentual a ser disponibilizado para a vacinação das Forças de Segurança de Mato Grosso.
“A proposta que apresentamos e que conseguimos a aprovação foi para destinar em todos os lotes de vacina que vierem para Mato Grosso, 5% das doses para a imunização dos profissionais das Forças de Segurança”, afirmou o governador.
Confira vídeo com o presidente do Sinpol-MT:
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP