A coordenadora de vacinação de Cuiabá, Valéria de Oliveira, explicou, em entrevista nesta sexta-feira (26), que o sistema de drive-thru para vacinar não está sendo adotado em Cuiabá por causa da segurança do procedimento.
"Nós estamos aplicando a vacina de acordo com o recebimento e com qualidade. Quando se fala, por exemplo, em drive-thru, eu tenho que tirar o plástico da vacina de dentro da caixa térmica dez vezes, porque são dez doses. Qual a garantia da temperatura desse frasco? Isso só vai ser visto depois", diz.
Segundo a coordenadora, as equipes estão pensando estrategicamente na qualidade do imunizante que está sendo aplicado.
"O objetivo não é fazer uma vacinação para terminar logo. Temos que trabalhar adequadamente. Não adianta fazer uma vacinação rápida, distribuir tudo, e essa vacina não ter a eficácia necessária por problemas no armazenamento, na manipulação", explica.
A campanha de vacinação começou no dia 20 de janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde mais de 50 mil pessoas foram imunizadas.
Nesta sexta-feira (26) será retomada a vacinação dos idosos de 75 a 79 anos e dos trabalhadores da saúde no Centro de Eventos do Pantanal.
A instabilidade e queda no sistema da agenda causados pelo enorme número de acessos ao mesmo tempo gerou um número excessivo de pessoas agendadas nesta quarta-feira (24), e foi preciso suspender a vacinação a partir das 12h30.
Ainda assim, apenas no período matutino, foram vacinados 940 idosos e 140 trabalhadores da saúde. Uma Fake News propagada sobre um falso calendário de vacinação pode ter contribuído para o problema.
Atualmente, são contemplados idosos com idades entre 75 e 79 anos.
Mais de 700 pessoas foram vacinadas na quarta-feira (24).
Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)