MATO GROSSO, 21 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,46 / EURO 5,85 / LIBRA 6,91

geral Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 14:42 - A | A

Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 14h:42 - A | A

SAÚDE

Conscientização e incentivo à imunização são focos da Unimed Cuiabá

Assessoria

Reprodução

images-2021-03-11T071927.826-600x398.jpeg

 

Mensalmente, por meio da Aquarela da Saúde, a Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças, com ações informativas de educação em saúde. Neste mês, o enfoque é na conscientização e incentivo à imunização, com o “Junho Lilás” e tema “Vacinar é a melhor forma de proteção para você e sua família”.  

A vacina é um dos métodos mais efetivos na prevenção de doenças graves que atingem a população. Ela é segura e estimula o sistema imunológico a se proteger contra doenças transmissíveis.  

O alergista e imunologista Dr. Juliano Coelho Philippi ressalta os cuidados elementares que auxiliam a manter a imunidade. “O cuidado com a saúde deve ser completo, pois a imunidade é reforçada por hábitos saudáveis, como alimentação, exercícios físicos, sono equilibrado e visitas ao médico. A imunização é um cuidado extra que reforça a saúde, fortalecendo a defesa do sistema imunológico e deve ser prioridade em qualquer idade. Além da rotina da assepsia das mãos e o uso de máscaras são muito importantes durante o período da pandemia." 

Ao se vacinar, o indivíduo além de se proteger ajuda toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Por isso é tão importante manter a vacinação em dia. “Além de proteger a saúde de quem a recebe, a imunização é importante no cuidado e prevenção para todos com quem a pessoa se relaciona diariamente. Por isso, quanto mais indivíduos vacinados contra determinada doença, menor será a taxa de casos, assim como a transmissão da doença. Ressaltando que no caso da Covid-19, mesmo os vacinados, devem manter os cuidados, por se tratar de uma doença nova com alta incidência e em processo de mutação intensa.”  

Embora não seja a principal vantagem das vacinas, elas também podem poupar seu dinheiro em tratamentos médicos caros e até em hospitalizações. Aliás, internações resultam em risco de complicações das doenças para as quais já existe imunização.  

O médico esclarece ainda que todas as vacinas disponíveis no mercado são seguras e passaram por diversas fases de processos. “As vacinas são fabricadas seguindo rigorosos critérios técnicos. Sendo liberadas para uso após teste e validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Elas são produzidas com vírus e bactérias modificados em laboratório, que estão mortos ou enfraquecidos, sendo incapazes de provocar doenças em pessoas saudáveis”, esclarece.  

Manter o calendário de vacinação atualizado faz com que o seu corpo possa responder de forma positiva a esses agentes causadores. Para isso, os beneficiários Unimed Cuiabá contam com o Núcleo de Vacinas que dispõe de dois endereços para melhor atender os clientes. As unidades primam pela excelência e qualidade dos imunizantes que são rigorosamente acondicionados, conforme normas do Ministério da Saúde.  

Entre as vacinas disponíveis estão: Prevenar 13 (pneumonia adulto e infantil), Hexavalente (infantil) e Herpes Zoster (adultos a partir dos 50 anos).  

Reprodução

AQUARELA  - JUNHO.jpg

 

Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone: (65) 3612-8741 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia