16 de Março de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,75 / EURO 6,26 / LIBRA 7,44

geral Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 08:41 - A | A

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 08h:41 - A | A

FACÇÕES NA AMAZÔNIA

Cidades na Amazônia com atuação de facções salta 46%; MT aparece em terceiro no mapa

Redação

 

Reprodução

1

 

 

O número de cidades da Amazônia com registro de presença de facções criminosas aumentou 46% entre 2023 e 2024, revelam dados do estudo Cartografias da Violência na Amazônia, divulgado nesta quarta-feira (11/12) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Instituto Mãe Crioula.

 

Ao todo, 260 dos 772 municípios que compõem a Amazônia Legal no território brasileiro têm registros da presença de integrantes de, pelo menos, uma facção, a exemplo do Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e outros grupos locais. Em 2023, o mesmo estudo havia mapeado 178 cidades da região com esse tipo de presença criminosa.

 

 

“Cabe destacar que esse aumento não significa necessariamente que esses grupos criminosos passaram a estar presentes nesses novos municípios a partir deste ano. Isso pode ter ocorrido, sobretudo, devido ao aumento das operações policiais de combate ao crime organizado na região, que acabam revelando a existência dos grupos em localidades não mapeadas anteriormente”, explica o texto da pesquisa.

 

 

A distribuição dessa presença criminosa por estado, em ordem decrescente, ficou da seguinte forma: 73 cidades no Pará; 48, no Maranhão; 42, em Mato Grosso; 26, em Rondônia; 22, no Acre; 21, no Amazonas; 14, em Roraima; nove, no Tocantins; e cinco no Amapá.

 

Interiorização das facções

 

O levantamento atual revela, também, que há uma tendência de interiorização do avanço das facções, em busca de cidades consideradas estratégicas para o narcotráfico, independentemente do tamanho. Geralmente, elas estão perto de fronteiras, de pistas de pouso no meio da floresta, de rodovias importantes, de portos fluviais e de locais de garimpo ilegal.

 

Ao mesmo tempo, houve um aumento, entre 2023 e 2024, de municípios na Amazônia com monopólio e presença de um único grupo criminoso, o que sugere um cenário de estabilização da guerra entre facções. No ano passado, eram 98 cidades nessa situação e agora são 176. Isso refletiu, inclusive, na redução da quantidade de grupos catalogados – passaram de 22 para 19.

 

Domínio do Comando Vermelho

 

A facção Comando Vermelho (CV) é a que lidera hoje em quantidade de cidades dominadas nos estados que compõem a Amazônia Legal. Ao todo, são 130 municípios sob monopólio de integrantes do grupo carioca, enquanto o PCC comanda 28 locais e o restante (18) está distribuído entre outras organizações criminosas.

 

*Via Metrópoles

 

 

Notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  do MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia