26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

economia Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023, 07h:00 - A | A

CLUBE DOS ENDIVIDADOS

Número de empresas inadimplentes atinge recorde, diz Serasa

Terra

 

Foto: Adobe Stock

1

 

 

Em novembro de 2022 foram registrados 6.392.011 negócios no vermelho, pior cenário de negativação desde 2016, início da série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. Dessas, 3.395.342 empresas são do Sudeste. 

 

O estado de São Paulo se destacou com mais de 2 milhões de negócios com contas a pagar vencidas. Já o Rio de Janeiro teve o maior número já registrado pelo levantamento. 

 

Além disso, desde o início de 2022, o índice não marcou nenhuma queda e o cenário de inadimplentes apenas se agravou. Veja a evolução no gráfico abaixo: 

 

Foto: Reprodução

 

Valor das dívidas também é recorde 

 

Ainda de acordo com o indicador do Serasa, a quantidade de dívidas e o valor acumulado delas também registraram recordes históricos. Foram 45 milhões de débitos negativados no período, totalizando R$ 108 bilhões. Cada CPNJ no vermelho tinha cerca de 7 dívidas a pagar.

 

A melhora desse quadro de inadimplência das empresas depende de uma reação em cadeia, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi: “Para que esse cenário mostre uma visão mais positiva é necessário que os consumidores consigam sair da inadimplência, aumentem seu poder de compra e comecem a honrar com seus compromissos financeiros, além de consumir mais. Esses dois fatores deverão contribuir para o fluxo de caixa dos negócios que, só então, conseguirão se organizar financeiramente”.


 

Setor de Serviços é o mais afetado

 

A análise por setor revelou que mais da metade das empresas inadimplentes atua no segmento de Serviços (53,5%). Em sequência está a parcela do Comércio (37,5%), Indústria (7,7%), setor Primário (0,8%) e Outros (0,4%).

 

Outro recorte mostrou em quais segmentos os empreendimentos inadimplentes mais adquiriram suas dívidas. O destaque ficou para a categoria “Outros”, que engloba em sua maioria Indústrias, além de empresas do terceiro setor e do agronegócio. Os débitos também mostram alto nível de aquisição na área de Serviços e Bancos e Cartões.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia