14 de Julho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,43 / EURO 5,93 / LIBRA 7,05

cidades Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 11:38 - A | A

Quarta-feira, 03 de Março de 2021, 11h:38 - A | A

ALERTA

SAÚDE PEDE SOCORRO: Novo decreto traz medidas para frear a pandemia

Aumento dos casos de Covid-19 acendeu o sinal de alerta e fez com que restrições fossem tomadas para evitar o agravamento do colapso na saúde do município. Leitos de UTI atingem 100% de ocupação.

Leandro Maia
Primavera do Leste

Os dias atuais retratam o maior desafio da humanidade no século 21. E a impressão é de que esses dias ficaram mais longos. É como se cada um tivesse implantado uma contagem regressiva no próprio relógio biológico com a expectativa de que tudo passe logo. E vai passar. Mas, até lá, será necessário saber viver diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. O sistema de saúde pública à beira do esgotamento mostra que o esforço para conter o avanço dos casos de COVID-19 deve ser diário. O Brasil ultrapassou a marca de 257 mil mortes  por COVID-19, a letalidade da doença é de 2,4% no país, segundo o Painel Coronavírus do Ministério da Saúde. Em Primavera do Leste, já são 137 mortes confirmadas e 73 pessoas estão hospitalizadas, sendo que, deste total, 31 pacientes estão em Unidades de Terapia Intensiva que já atingiram 100% da taxa de ocupação.

Os impactos da pandemia do novo coronavírus também se refletem diretamente na economia. Desde março de 2020, o setor empresarial tem sido um dos mais afetados por causa das necessárias medidas de restrição ao comércio e de isolamento social com o objetivo de tentar evitar com que o vírus contamine ainda mais a população. A consequência dos últimos 12 meses foi o fechamento de empresas e desemprego acelerado. Os setores mais atingidos foram: comércio de automóveis, roupas e calçados, bares e restaurantes, eventos e academias. 

O COMÉRCIO

O modelo de atendimento foi flexibilizado para que igrejas, academias, escolas particulares e bares e restaurantes e o comércio em geral mantenham suas atividades sem comprometer as medidas de biossegurança e combate ao novo coronavírus.

Para a gestora executiva da CDL- Câmara de Dirigentes Lojistas - de Primavera do Leste, Patrícia Santos, as restrições ao comércio não trarão impactos econômicos tão graves ao ponto de comprometer a manutenção das empresas porque as atividades econômicas serão mantidas, porém em horário reduzido. "O intuito do grupo do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus é a diminuição de pessoas circulando nesse momento, já que as UTIs, hoje, estão 100% ocupadas. A preocupação no momento é salvar vidas e desafogar os leitos na saúde. A minha opinião, no momento, é sensata em antecipar o agravamento para não ficar pior do que está. Estamos passando por momentos difíceis e essa medida foi primordial no momento", defende.

"Nós precisamos que o empresário entenda os dois lados: sabemos que o comércio precisa manter as portas abertas para movimentar a economia, mas também é importante ter sensibilidade para entender que a saúde pública passa por um momento de estresse com superlotação. Esse é o momento em que a saúde precisa desse socorro ", completa o presidente CDL, Naudi Rohr.

BARES, RESTAURANTES E SUPERMERCADOS

De acordo com as novas regras, a partir desta quarta-feira (03), bares, restaurantes, ambulante de alimentação, drive thru, lanchonetes, conveniências e congêneres podem funcionar com lotação máxima de 30% da capacidade de atendimento ao público, limitado a quatro pessoas por mesa e o horário de funcionamento para atendimento ao público deve ser restrito de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos fins de semana das 05h às 12h conforme imposição do Decreto Estadual.

Fica suspensa a utilização de parquinhos e playgrounds. Os funcionários devem obrigatoriamente utilizar máscara e luvas durante as atividades e cumprir todas os protocolos de biossegurança. O sistema delivery poderá funcionar até às 23h.

Os supermercados, mercados, mercearias, feiras que vendam exclusivamente alimentos e congêneres, poderão atuar apenas de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos sábados e domingos das 05h até às 12h também conforme imposição do Decreto Estadual.

O número de clientes deve ser limitado a até 04 (quatro) pessoas por caixa em funcionamento. O espaçamento de 1,5m entre pessoas deve ser obrigatoriamente respeitado. Antes de entrar no estabelecimento, os clientes devem higienizar as mãos e se certificarem de que o carrinho de compras está devidamente higienizado pelo estabelecimento comercial. A entrada no estabelecimento será limitada a apenas uma pessoa por família e foi recomenda a disponibilização de Call Center para oferecer mais um canal de comprar para os clientes.

EVENTOS E ATIVIDADES RELIGIOSAS

Os eventos sociais, corporativos e as atividades religiosas poderão ser realizadas de maneira presencial de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos sábados e domingos das 05 às 12h, com no máximo 50 pessoas ou limite de 30% do espaço.

ACADEMIAS E ARENAS

Para o funcionamento das academias fica estabelecido que só será permitida a entrada de 01 pessoa para cada 04 metros quadrados. A capacidade máxima de ocupação está limitada a 20 pessoas. O espaçamento de 1.5m entre pessoas deve ser respeitado. Além disso, um termo de capacidade de público deve ser assinado junto à vigilância sanitária. O horário de atendimento definido é de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos sábados e domingos das 05h até as 12h.

Conforme as novas regras, as atividades coletivas em locais públicos ou privados estão proibidas. Apenas as atividades individuais como fisioterapia e pilates estão liberadas, desde que o atendimento seja individualizado ou mediante recomendação médica. O distanciamento entre 1,5m entre pacientes deve ser respeitado.

CONCURSOS E EDUCAÇÃO

De acordo com as novas regras, fica permitida a realização de provas presenciais para processo seletivo e concurso, desde que o espaçamento de 1,5m entre pessoas seja respeitado. O uso de máscaras durante todo o período de provas, além da realização de higienização das mãos de todos os participantes e de todos os assentos e cadeiras do local de aplicação das provas.

A educação infantil das instituições particulares de ensino será retomada a partir das próxima segunda-feira (08) para crianças até 05 anos. As outras faixas etárias (fundamental, médio e superior) seguiram suspensas até o fim do decreto. Já os cursos livres (música, artes e idiomas) estarão liberados também de forma presencial a partir do dia 08 de março.

O NOVO DECRETO

A Prefeitura de Primavera do Leste decretou novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. O decreto municipal nº 2.026 publicado nesta quarta-feira (03) e traz novas diretrizes temporárias de prevenção e enfrentamento da propagação da COVID-19.

A novas medidas foram atualizadas conforme algumas definições do Decreto Estadual e foram definidas com o objetivo de tentar frear a disseminação do novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de contaminação em crianças aumentaram em 2021.

"SABEMOS QUE O MOMENTO É DIFÍCIL, MAS TIVEMOS QUE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS. CONTAMOS COM O APOIO DA POPULAÇÃO PARA CONTER O AVANÇO DA COVID-19. ", DIZ PREFEITO LEONARDO BORTOLIN.

"Estamos tomando essas medidas de restrições agora para evitar um agravamento da pandemia. Não queremos que isso aconteça, porque teríamos que adotar medidas mais rígidas lá na frente, o quê agravaria ainda mais o comércio. Nossa expectativa é de que essas medidas tenham efeito positivo para conter o coronavírus e em breve determinar a retomada flexível do funcionamento do comércio novamente. Por isso, contamos com a compreensão da população", completa o prefeito.

Entre as novas regras está a recomendação para que sejam dispensados os trabalhadores com mais de 60 anos, gestantes e que apresentem os sintomas de síndrome gripal. Já a locomoção de pessoas de todas as idades pela cidade fica proibida entre 21h e 05h, exceto as que exerçam atividades consideradas essências, como profissionais de saúde, por exemplo.

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia