21 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,82 / EURO 6,61 / LIBRA 7,72

x da questão Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019, 09:00 - A | A

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019, 09h:00 - A | A

Fiscalizando

Sindicato denuncia guias "piratas" no Pantanal

Redação/Midia Hoje

 Suzi Miranda, do Sindicato dos Guias de MT: guias piratas estão invadindo o Pantanal

O turismo no Pantanal tem virado caso de Polícia há bastante tempo. Tanto que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) já anunciou proposta de instalar na região uma base integrada, com policiais militares, bombeiros e Polícia Técnica, capaz de vigiar os 233 quilômetros de fronteira do Pantanal. A ação está sendo articulada junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Antes de ver implementada essa ação,  vários órgãos tem intensificado a fiscalização na rota da Rodovia Transpantaneira para coibir ações ilegais de grupos. A Marinha vem  fiscalizando os rios. A Polícia Ambiental tentando flagrar pesca e caça ilegais. Até a Delegacia do Trabalho tem atuado no sentido de flagrar trabalho irregular. Um dos exemplos de ilegalidade na área trabalhista é a proliferação de "guias turísticos" no Pantanal, sem qualquer tipo de controle. 

"Tem muita coisa ocorrendo pelo nosso pantanal, muita ilegalidade. Tem estrangeiro entrando ao país com o visto de turista, trabalhando como guias piratas e morando em locais insalubres", alerta Suzi Miranda, diretora do Sindicato dos Guias Turísticos de Mato Grosso.

Peruana, morando há 29 anos em Cuiabá, integrante do Conselho Estadual de Turismo, Susi faz um alerta.  "Espero que não precise ter algum desastre para tomarem providências. Um acidente com uma van irregular, com vítimas, para olhar se ela está credenciada junto a AGER, sem tem Cadastur, se tem um guia credenciado, enfim, se está regular". Ela assegura que muitos tem atuado como verdadeiros "piratas" no Pantanal. "Quem ganha com a regularização é a cadeia toda do turismo, sejam agências, pousadas ou guias, mas em especial o próprio turista, que passa a ter segurança em seu roteiro de viagem", disse Suzi Miranda ao MIDIA HOJE neste último final de semana, durante fiscalização do Sindicato em parte do trecho da Rodovia Transpantaneira. "Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos de parceiros".

O próprio secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, reconhece a necessidade de o Estado estar mais presente na área. “O pantanal é uma região muito pouco vigiada. A gente não tem muito controle do que passa por lá, vindo da Bolívia. Por meio dos rios, é possível chegar até a Rondonópolis transportando entorpecentes, portanto, é necessário dar essa atenção para a região”.

pantanal

 SESP planeja instalar uma base de segurança em pleno Pantanal

 

 

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)



Comente esta notícia