O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar a decisão do município de apagar o grafite com a imagem da jovem ativista suéca Greta Thumberg, em Sinop, a 500 quiômetros de Cuiabá. A discussão sobre a arte, pintada no viaduto São Cristóvão, ganhou as redes sociais e provocou debates acalorados na Câmara Municipal.
“O que poderia ser uma celebração, na capital do nortão mato-grossense, da diversidade e da multiculturalidade do nosso povo, infelizmente se converteu num exemplo muito triste de uma reação absolutamente sem sentido, com viés de censura e bastante negativo para Sinop, para Mato Grosso, para a população Brasileira e para a diversidade de opinião, de pensamento, de manifestação e para a liberdade de expressão no nosso país”, avaliou Lúdio.
Ele usou a tribuna ainda para ler uma manifestação de "apoio às artes e contra a censura” assinada por artistas de várias cidades mato-grossenses. No documento, os artistas repudiaram “a forma arbitrária e antidemocrática daqueles que censuram a expressão artística". Para os artistas, as justificativas para se apagar as imagens são infundadas e caracterizam "intolerância" e incompreensão à arte.
Apesar da reação dos artistas, a imagem com Greta Thumberg já foi vandalizada. Está sendo pintada uma outra imagem em cima da arte anterior. A pressão maior foi em cima da imagem da jovem ativista Greta. O cacique Raoni foi razoavelmente "poupado".
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)