24 de Janeiro de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,93 / EURO 6,27 / LIBRA 7,43

x da questão Domingo, 16 de Agosto de 2020, 16:47 - A | A

Domingo, 16 de Agosto de 2020, 16h:47 - A | A

PANTANAL EM CHAMAS

Fogo devasta o Pantanal e compromete turismo já combalido pela Covid-19; VÍDEOS

Redação

Reprodução

 

A ação conjunta envolvendo Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, IBAMA, Governo de Mato Grosso do Sul e o polo Socioambiental Sesc Pantanal não está sendo suficiente para impedir que centenas de hectares continuem sendo queimados diariamente no Pantanal. Além de devastar áreas importantes para o ecossistema pantaneiro, o fogo está deixando em situação complicada o setor turismo, já prejudicado há meses com a pandemia do novo coronavírus.

"Economia que se esvazia, pecuária, turismo. No turismo, em 2019, foram recebidos na transpantaneira 50 mil turistas, no Sesc Pantanal foram 37 mil turistas. Este ano 2020 ninguém (...). Considerando que estaria na alta temporada o turismo de contemplação, inúmeros empregos não serão gerados", observou neste domingo (16) o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, Vicente Falcão.

Pecuarista com propriedade no Pantanal, Falcão lamentou a situação, em desabafo nas redes sociais. "Todas fazendas hotel/pousadas fechadas; geram mais de 1 mil empregos diretos que impulsionam a economia do município. Ainda não consegui estimar os indiretos, incluindo os fornecedores de alimentos e insumos para a rede hoteleira do turismo no Pantanal de Poconé. Isso é muito triste", comentou.

A situação da Transpantaneira, nas imediações do km 100 em diante, em especial, preocupa. O fogo está danificando ou queimando totalmente pontes de madeira. Cerca de 60 delas vem sendo protegidas pela Associação de Defesa do Pantanal (Adepan), proprietários rurais e o Corpo de Bombeiros.

Reprodução

1

Fogo está devastando áreas importantes do Pantanal

 

Há dias uma força-tarefa tenta conter o fogo na região. Duas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), dois barcos, um helicóptero da Marinha e dezenas de combatentes tentam controlar os focos.

Na quarta-feira (12) aeronaves  utilizaram cerca de 45 mil litros de água para impedir que o fogo atingisse a casa de Benedito Alves da Silva, popularmente conhecido como Dito Verde, morador mais antigo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Porto Cercado. 

Neste final de semana Jamil da Costa, conhecido por Jamil do Porto Jofre, divulgou em um grupo de rede social da Adepan imagens impressionantes sobre os focos de incêndio no Pantanal. CONFIRA:

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

Vídeo



Comente esta notícia