1

 

 

O Baidu, conhecido como “Google da China”, informou que obteve licença para que seus robotaxis autônomos funcionem sem a necessidade de um motorista de segurança, fazendo com que a única pessoa no carro seja o passageiro.

 

O serviço de robotaxi recebeu a aprovação em abril deste ano para funcionar em Pequim, na China, com a obrigatoriedade da presença de um motorista de segurança no veículo para qualquer eventualidade.

 

A autorização para retirar os motoristas do carro surge com uma série de exigências, como, por exemplo, os veículos Apollo Go sem motorista vão transportar passageiros pagantes em zonas designadas em Wuhan e Chongqing apenas durante o dia.

 

 

“As áreas de serviço cobrem 13 quilômetros quadrados na Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Wuhan (WHDZ) e 30 quilômetros quadrados no distrito de Yongchuan de Chongqing. O WHDZ foi reformulado no último ano para oferecer suporte a testes e operações de AV”, informou a empresa.

 

O Baidu relatou que os seus robotaxis possuem diversos equipamentos para evitar qualquer tipo de acidente. Entre os principais recursos, é possível citar a capacidade de condução remota e um sistema de operação de segurança.

 
Carro autônomo da Baidu
Imagem: Baidu/Divulgação

 

O conceito de carros completamente autônomos do Baidu está sendo trabalhado há algum tempo e a empresa fechou uma parceria estratégica com a  conterrânea Geely para formação da marca JiDU, que deve trazer veículos autônomos em 2023.