Com intuito de homenagear um dos maiores artistas plásticos da cultura mato-grossense, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, devolve à Praça 8 de Abril a reprodução de uma obra inédita de Adir Sodré. As primeiras pinceladas foram feitas pela filha do artista, Nina Sodré, durante uma cerimônia realizada na tarde de segunda-feira (19), no mural do coreto da praça.
“O Adir é um artista plástico reconhecido nacionalmente e internacionalmente, então para nós é um orgulho muito grande. A gestão Emanuel Pinheiro se preocupa com as pessoas, mas também se preocupa muito com a cultura e com os artistas locais. Então, é uma forma de darmos posteridade a uma grande obra desse artista através desse movimento da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Nós tínhamos o compromisso de fazer com que essa obra voltasse para Praça 8 de Abril e hoje estamos atendendo esse pedido da classe artística de Cuiabá”, destaca o secretário, Aluízio Leite.
A empresa Ação Cultural foi a contratada para fazer a réplica, que será instalada em substituição à obra anterior do mesmo artista que havia no local. Com dimensões originais de 68,5 x 200 cm, a pintura foi feita na técnica acrílica sobre tela e não possui título e nem data. A partir desse material, foi reproduzida digitalmente em alta resolução pelo publicitário, Ricardo Miguel Carrion Carrecedo.
Amigo pessoal de Sodré, o designer e artista plástico, Luzinan Alves de Oliveira, fará os trabalhos de reprodução da obra. “Me sinto honrado em poder representar o Adir Sodré mais uma vez e poder trazer de volta uma obra que é da população. Morei quase 10 anos com o Adir, o ajudando em vários trabalhos e conhecendo várias técnicas utilizadas por ele, então é um privilégio poder estar envolvido nesse projeto”, comenta Luzinan.
A filha do homenageado, Nina Sodré, falou sobre a importância do reconhecimento do trabalho realizado pelo pai. “A cidade de Cuiabá tem muitas obras e meu pai fez parte desse movimento. Então é muito importante fazer esse resgate da memória da cidade, para que as novas gerações também possam conhecer a obra e sempre lembrar dele como um grande artista”, disse Nina.
Também participaram da solenidade diversos representantes da classe artística e cultural de Cuiabá, entre eles, a diretora da Ação Cultural, Viviene Lozi, a editora Entrelinhas, Maria Tereza, o historiador, Maurim Costa, o artista plástico, Gervane de Paula, a conselheira de Artes Visuais, Odete Venâncio, a historiadora e escritora, Neila Barreto, a artista e produtora cultural, Zilda Barradas, o escritor e poeta, Ivens Scaff, a diretora da Casa Silva Freire, Larissa Freire, a atriz Lúcia Palma, entre outros.
ADIR SODRÉ
Adir Sodré nasceu, em 1962, em Rondonópolis, mas passou quase toda a vida na capital. Ele foi um desenhista e pintor que iniciou a carreira no Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso. O artista faleceu em 2020, após sofrer um infarto na frente da casa onde morava. Suas pinturas colorem e embelezam diversas áreas da capital.
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP