MATO GROSSO, 21 de Junho de 2024

cotações: DÓLAR (COM) 5,46 / EURO 5,85 / LIBRA 6,91

variedades Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 06:00 - A | A

Terça-feira, 28 de Maio de 2024, 06h:00 - A | A

ALDEIA VELHA

Organização busca implementar plano de desenvolvimento para Aldeia Velha, em Chapada

Redação

 

1

 Moradores discutem Plano de Desenvolvimento para bairro tradicional em Chapada: Aldeia Velha

 

 

Um Plano de Desenvolvimento da Aldeia Velha (PDAV), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, foi apresentado pela nova diretoria da Organização Comunitária da Aldeia Velha (OCA), na última reunião realizada dia  23. O Plano prevê a alocação de recursos para o desenvolvimento de quatro projetos técnicos considerados indispensáveis para melhorar a qualidade de vida do bairro e seus moradores: o de saneamento básico, proteção das nascentes, urbanismo e o de cultura.

 

A ideia é buscar a viabilização através de recursos federais públicos e  privados.

 

A nova diretoria da OCA reconhece a necessidade do engajamento da comunidade no Plano de Desenvolvimento da Chapada dos Guimarães, em desenvolvimento pela prefeitura do município, assim como a participação de instituições de pesquisa como as universidades federal (UFMT) e estadual (Unemat), além do Instituto Federal de Educação e investidores da iniciativa privada.

 

“Este plano reúne um conjunto de ações estratégicas de inclusão social, memória, arte, educação ambiental e incentivo ao turismo de base comunitária. Neste primeiro momento buscamos o engajamento do maior número de moradores e empresas. Os projetos serão melhor detalhados posteriormente, por meio do blog da OCA e de releases encaminhados à imprensa, além de informativo impresso a ser distribuído no bairro”, detalha Luiz Carlos de Oliveira Borges, presidente da nova diretoria da OCA.

 

A entidade já teve como presidente Brígida Marmoré. Por força de regimento interno da associação, no entanto, ela não pode se candidatar pela terceira vez a presidente da entidade. Nenhum morador se apresentou para disputar as eleições, o que levou Luiz Borges a formar uma chapa e reativar a Oca. Ele não é um estranho no ninho. Foi incentivador da criação da entidade em 2001, quando redigiu o estatuto. Trabalha desde então como colaborador. Outra ação de destaque de Borges foi a criação do  bloco de Carnaval Unidos da Aldeia, entre outros. 

 

Autor da tese de doutorado na UNB “Imagens e Memória da Aldeia Velha: O paraíso imaginário de Chapada dos Guimarães”, Luiz Borges marcou a reunião no dia 23 de maio para discutir a retomada dos projeto, mas poucos comunitários atenderam ao chamamento. Entre os participantes, porém, estiveram a ex-secretária de Saúde do município de Chapada, Rosa Blanco, o sobrinho do saudoso ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, Cláudio Oliveira, acompanhado de sua mãe, Inês Oliveira, que já foi secretária estadual de Obras e é especialista em saneamento.

 

Segundo Luiz Borges, neste momento a Oca está fazendo um chamamento público para os artistas de Chapada dos Guimarães participarem do projeto “Reviva a Aldeia Velha”, cujo objetivo é a intervenção artística nos postes de iluminação do bairro, cujas ruas são denominadas em homenagem aos povos originários. A ideia é pintar os postes com as cores e símbolos das etnias dos povos originários.  

 

Já em um segundo momento, Borges pontua que o PDAV irá ressignificar e democratizar, via arte digital, as imagens dos pintores franceses da Expedição Langsdorff, que passou por Chapada.

 

“As intervenções urbanísticas decorrentes dessa sinalização transformarão o bairro num museu a céu aberto. Através desse projeto uma nova rota turística-histórica e cultural surgirá no bairro Aldeia Velha, promovendo a criação de novos empreendimentos comunitários e a economia local e de seus moradores", lembra o produtor.

 

*Com assessoria

 

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP



Comente esta notícia

Tato Fischer 29/05/2024

Cuidar da Chapada é cuidar do Brasil e do Povo Brasileiro, descobrindo caminhos que nos levem a entender o mais profundo significado do que é Conservação e Proteção!

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1