26 de Abril de 2025

cotações: DÓLAR (COM) 5,69 / EURO 6,48 / LIBRA 7,58

variedades Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 17:07 - A | A

Sexta-feira, 21 de Março de 2025, 17h:07 - A | A

'SOMOS TEREZA'

Filme com Zezé Motta como 'Tereza de Benguela' resgata quilombo em Vila Bela

Redação

 

Reprodução

2

Imagem ilustrativa de Vila Bela da Santíssima Trindade

 

 

O filme “Somos Tereza”, que conta a história de uma das mais importantes líderes quilombolas do Brasil, está sendo gravado em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá). Viabilizado pelo edital Audiovisual - edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o longa-metragem terá a renomada atriz Zezé Motta interpretando Tereza de Benguela.

 

“Somos Tereza” relata a história da líder quilombola a partir das mulheres vilabelenses e do imaginário delas sobre a personagem, transitando entre o documentário e o ficcional. Em cena também estarão outras mulheres da comunidade. A atriz Zezé Motta participa das gravações entre os dias 24 e 29 de março.

 

Berço da resistência comandada por Tereza por volta de 1700, Vila Bela da Santíssima Trindade recebe a produção do filme, que também dá destaque aos atrativos turísticos do município. Entre os locais previstos nas filmagens estão o rio Guaporé, Cânion do Jatobá, a ruína da Matriz, no centro da cidade, e outros.

 

Divulgação

1

Gravações no Cânion do Jatobá

 

Antes do início das filmagens, a produção do longa-metragem ainda promoveu oficinas culturais gratuitas para os moradores de Vila Bela. Os cursos contemplaram teatro, dança africana, percussão, tranças e iniciação ao documentário.

 

“Ao todo foram ofertados mais de 70 horas de minicursos durante uma semana com o envolvimento de pelo menos 100 participantes diretos e indiretos. Com isso reforçamos o compromisso com a comunidade local, garantindo que a narrativa seja construída junto de quem carrega esse legado”, destaca a diretora Danielle Bertolini. 

 

A direção do filme é dividida também com Oz Ferreira, que junto com Danielle Bertolini, reforça o fazer coletivo de “Somos Tereza”. Além delas, a equipe do longa é formada majoritariamente por mulheres mato-grossenses e por alguns integrantes de outros Estados do Brasil.

 

“Somos Tereza” é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas e financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Cinemotion de Produção Audiovisual promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

 

*Com Assessoria

 

Conheça mais Vila Bela da Santíssima Trindade:

 

Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAPP

Siga a pagina  MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)

Vídeo



Comente esta notícia