1

 

 

Dá para acreditar que em 2022 sexo entre homens é crime em 68, dos 193 países reconhecidos pela ONU? E em alguns deles com pena de morte? O curioso é que guerra pode! Mas finalmente isso vai mudar em Singapura. O primeiro-ministro Lee Hsien Loong, anunciou no domingo (21) que o país vai descriminalizar a relação íntima entre pessoas do mesmo sexo.

 

Ele afirmou que o governo vai revogar a Seção 377A do código penal, uma lei da era colonial que criminaliza a prática de sexo entre homens.

 

“Acredito que esta é a coisa certa a fazer, e algo que a maioria dos singapuranos agora aceitará”, disse o executivo em um anúncio nacional.

Primeiros passos para uma nova sociedade

 

A mudança na lei de Singapura levantou uma questão em todo o mundo sobre a importância de discutir pautas, como a homossexualidade, mesmo em países mais conservadores.

 

Lee Hsien Loong aprova a mudança e concorda que ela trará mais segurança para casais homoafetivos no país.

 

Mas a liberação vai até a página cinco. O primeiro-ministro informou que a celebração do casamento permanece vetada para esses modelos de casais.

 

“Mesmo que revoguemos a Seção 377A, vamos defender e salvaguardar a instituição do casamento. De acordo com a lei, apenas os casamentos entre um homem e uma mulher são reconhecidos em Singapura”, acrescentou o executivo.

 

A lei que proibia o sexo valia apenas para homens. O sexo entre mulheres não é crime em Singapura.

 

68 países ainda proíbem a prática

 

Apesar de parecer um caso a parte, além de Singapura, outros 68 países ainda criminalizam o sexo entre homens, segundo a organização internacional “Human Rights Watch”.

 

Não bastasse isso, sete destes países ainda mantêm a pena de morte para homens que fazem sexo com outros homens. São eles: Arábia Saudita, Brunei, Catar, Iêmen, Irã, Mauritânia e Sudão.

 

E 36 países criminalizam explicitamente a prática lésbica; outros 11 usam “linguagem vaga” que poderia enquadrar relações sexuais entre mulheres como crime, segundo a “Human Rights Watch”.

 

Esses mesmos países estão entre os que também criminalizam o sexo entre homens.

 

Deixem as pessoas serem felizes, senhores governantes! O mal da humanidade está em coisas muito maiores que vocês insistem em fechar os olhos!

 

"Revogue 377A". Manifestantes pedem revogação da lei que criminaliza sexo entre homens - Foto: Getty Images

“Revogue 377A”. Manifestantes pedem revogação da lei que criminaliza sexo entre homens – Foto: Getty Images

Participantes do Pink Dot, evento anual organizado em apoio à comunidade LGBTQ, pediram a revogação da Seção 377A do Código Penal de Cingapuraem 2019 - Foto: Feline Lim/ Reuters

Participantes do Pink Dot, evento anual organizado em apoio à comunidade LGBTQ, pediram a revogação da Seção 377A do Código Penal de Cingapuraem 2019 – Foto: Feline Lim/ Reuters

Uma mulher envolta na bandeira do arco-íris no Pink Dot, pedindo liberação para amor entre pessoas do mesmo sexo - Foto: REUTERS /Darren Whiteside

Mulher envolta na bandeira do arco-íris no Pink Dot, pedindo liberação para amor entre pessoas do mesmo sexo em Singapura – Foto: REUTERS /Darren Whiteside

 

Com informações do AlJazeera