A definição de uma rota terrestre, de ônibus, entre Cuiabá e Cuzco-Lima, no Peru, já está rendendo frutos. O representante da empresa expresso internacional Ormeño no Brasi, Oscar Vásques-Solis, que fará o percurso, deu entrevista semana passada à TV Peru & Panamericana, uma das principais do Peru (ver vídeos abaixo), para falar sobre a ExpoCeviche Internacional, uma das mais tradicionais feiras peruanas. Oportunamente, Cuiabá e as belezas naturais da região mato-grossense acabaram sendo destacados por Vásques-Solis, bem como a intenção de trazer ao Estado uma edição da Expoceviche.
"Estamos chegando agora (com a expresso Ormeño) a Cuiabá, ao Pantanal. Estamos muito felizes. Estamos com apoio dos maiores políticos do Brasil. Do governador, da prefeitura, da secretaria de Turismo, de todo mundo. Vamos levar a Expoviche para lá. E Cuiabá, dizem, é o centro geodésico da América do Sul", relata Vásques-Solis. Os peruanos estão apostando que a rota Cuiabá/Cuzco/Lima será tão importante quanto a existente hoje entre Rio de Janeiro/Lima.
A representante da empresa em Cuiabá, Suzi Miranda, que é guia de Turismo, informa que a Expoceviche tão comentada por Vásques-Soliz é uma das mais tradicionais exposições peruanas. Ela busca valorizar a já famosa gastronomia peruana. "No ano que vem, teremos uma edição da Feira em Cuiabá, em abril", reafirma Suzi. A Exposição já é realizada há anos em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Além de comidas típicas, o evento reúne música e atividades culturais.
Ceviche é um prato tradicional da culinária peruana. Basicamente, é feito com peixe-branco cru marinado no suco de limão, temperado com cebola-roxa, pimenta-dedo-de-moça, coentro e condimentado com sal e pimenta-do-reino. "É o prato bandeira do Peru", explica Suzi.
O fato de a rota estar sendo divulgada no Peru aumenta a expectativa em torno da primeira viagem oficial, de ônibus, entre Cuiabá e Cuzco/Lima, no próximo dia 11 de outubro, uma sexta-feira, às 18 horas, da plataforma 2 da rodoviária. Diversas autoridades vão prestigiar - na oportunidade - a inauguração de um guichê, bem como acompanhar o embarque dos primeiros aventureiros.
Os cuiabanos esperam que os peruanos também aproveitem a rota e venham conhecer o Pantanal, Chapada e Nobres, entre outros destinos. O percurso inverso sairá de Lima a Cuiabá todas as quintas-feiras.
"Assim como tem muitos cuiabanos, mato-grossenses, querendo conhecer o Peru, há sim muita gente lá que sonha em conhecer as belezas naturais daqui. Entrevistas com o essa de Oscar Vásques-Solis à uma emissora como uma TV de abrangência nacional no Peru, só aumenta esse interesse", avalia Suzi Miranda.
A viagem até Lima custará R$ 690 + 6 de taxa de embarque. Se o destino for Cuzco, caminho para Machu Picchu ou Arequipa, o valor será de R$ 600 + 6 de taxa de embarque. O percurso total (até Lima) levará em média quatro dias e meio de viagem.
Entrevista TV Peru
Fala de Vásques-Solis em evento em SP
Nossas notícias em primeira mão para você! Link do grupo MIDIA HOJE: WHATSAP
Siga a pagina MÍDIA HOJE no facebook:(CLIQUE AQUI)